A AHA (Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba) comemorou no último dia 23 (sexta-feira) seu primeiro ano de lançamento. Em evento realizado na última quinta (22), na Pizzaria Caprichosa, a "Pizzada da AHA" reuniu diversos representantes da entidade, artistas gráficos, representantes da sociedade civil, além do prefeito Barjas Negri e da secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, para um evento de celebração e angariamento de fundos para as ações da instituição.
Integrantes da AHA junto ao prefeito Barjas e Rosângela Camolese, da SemacTur: foco em projetos a médio prazo
Criada por um grupo de artistas epessoas ligadas ao humor gráfico da cidade, a AHA foi pensada com o objetivo de ser um "braço" das ações do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico) e da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), contribuindo com a criação e a formalização de novos projetos estratégicos para o Salão de Humor, tornando-o cada vez mais independente do orçamento público – hoje, quase que a totalidade de seu financiamento é viabilizada pelo orçamento municipal.
“O setor público apoia o Salão desde sua fundação. Hoje estamos em crise, orçamento apertado, mas não é motivo para desanimar e deixar de enfrentar as adversidades. O setor público sempre vai dar suporte. Agora temos o apoio dos amigos. Vamos trabalhar para que nos próximos anos tenhamos financiamento da Lei Rouanet, das leis de incentivo do estado de São Paulo, para complementar eventualmente os recursos. Comprometo-me, não apenas como prefeito, mas como associado da entidade, fazer boa divulgação e trazer sempre pessoas para ajudar. Que consigamos fazer sempre encontros como esse. Com a participação de cada um, o sucesso do Salão é certo”, disse o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.
"Vejo este primeiro ano da AHA com muita satisfação. Ela foi uma entidade criada por pessoas estreitamente ligadas às artes gráficas, numa mistura muito interessante de diferentes gerações de artistas e gente que pensa o humor gráfico. Um trabalho feito com muita paixão, mas com um propósito firme para o futuro. Ela segue o caminho de outras associações artísticas da cidade que hoje são referência na gestão e execução de projetos culturais", disse a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.
"Este foi um primeiro ano de ajuste, de formalização, onde criamos nosso estatuto, obtivemos nosso cadastro de Pessoa Jurídica, conquistamos toda uma base legal que nos oferece agora credibilidade para a viabilização de projetos", disse o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e um dos criadores da AHA, Adolpho Queiroz. "É a partir dessa base que podemos procurar o setor privado para que, em médio prazo, apresentamos projetos baseados em leis de renúncia fiscal, como Proac e Lei Rouanet", explicou Adolpho. "É algo que leva tempo. A partir de agora vamos em busca da ampliação de nosso quadro de associados e de um maior apoio do setor empresarial. A crise vai passar, e deveremos estar preparados para isso", concluiu Adolpho.
Catálogo do 43º Salão de Humor
Durante o evento, foi lançado catálogo do “43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (2016)” e os presentes receberam o livro “1973, Quando Tudo Começou — História do 1º Salão Brasileiro de Humor e Quadrinhos”. Foram sorteados também souvenirs da AHA, o livro “Risadaria” e trabalhos dos artistas Erasmo Spadotto, Eduardo Grosso, Maria Luziano, Camilo Riani, Daniel Ponciano, Érico San Juan e Willian Hussar.
Par ser sócio – Para participar da AHA é necessário entrar em contato pelo blog da entidade (www.associacaosalaohumor.wordpress.com) ou pela página da entidade no facebook, em www.facebook.com/associacaosalaohumor e solicitar a ficha de inscrição. O valor da mensalidade é de R$150,00 anuais. O associado ganha de presente uma carteirinha com a sua caricatura. Mais informações.