Com o apoio da Selam, espaço localizado na Pauliceia recebe atletas e público em geral

Equipe da Abopi, Associação Bochófila de Piracicaba

Criado no antigo Egito, a bocha é um jogo competitivo e uma atividade de lazer apreciada por muitos. Em Piracicaba, a bocha rafa (estilo disputado em piso sintético) conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), com atividades oferecidas na Abopi (Associação Bochófila de Piracicaba), localizada a rua Dona Idalina, s/nº, na Pauliceia.

É nas duas canchas de 24 metros de comprimento por 4 de largura, piso sintético rústico e prancha seca, que os integrantes da equipe piracicabana de bocha treinam para representar o município de Piracicaba nos eventos do calendário anual da Secretaria de Esportes do estado de São Paulo, nas edições dos Jogos Regionais, dos Jogos Abertos do Interior, dos Jomi (Jogos da Melhor Idade) e dos Jori (Jogos Regionais do Idoso).

O presidente da Abopi, Paulo José Danelon, de 62 anos, disse que o objetivo da associação é fomentar a prática da modalidade e formar atletas com a finalidade de representar a cidade em campeonatos federados e jogos da Secretaria Estadual de Esportes. “A Associação está de portas abertas aos novos participantes, inclusive às mulheres, que são bem-vindas para se divertirem conosco”, disse.

vice-presidente Jovenil Alves de Ramos e o presidente Paulo José Danelon

Arlindo Bento da Rocha, de 75 anos, é o camisa 10, considerado o melhor jogador da equipe piracicabana. Ele representa oficialmente Piracicaba desde o ano de 2015, quando começou com a mão certeira e o pé direito, trazendo a medalha de ouro para a cidade. “A bocha me leva a vários cantos do estado, onde posso representar nossa terra com orgulho.”

Arlindo Bento da Rocha, de 75 anos, considerado o melhor jogador da equipe

E no contraponto das gerações, a bocha faz parte da tradição da família de Marcelo Ramos, de 32 anos, que é o atleta mais jovem da Associação Bochófila de Piracicaba. Ele pratica o esporte desde os seis anos, quando vivia no Paraná. “Naquela região, o bocha tem regras diferentes, mas com o tempo já me adequei aos padrões da bocha rafa e hoje sou praticante assíduo da modalidade”, ressalta Marcelo.

O jovem Marcelo Ramos, de 32 anos, pratica a bocha desde criança

COMPETIÇÕES – A equipe piracicabana participa de várias competições nesta temporada 2024, entre elas: Campeonato Paulista, organizado pela Federação Paulista de Bocha e Bolão e o Campeonato Metropolitano, organizado pela Liga Campineira de Bocha.

SERVIÇO – Abopi (Associação Bochófila de Piracicaba), localizada a rua Dona Idalina, s/nº, na Paulicéia. O local está aberto ao público e funciona de segunda a sábado, a partir das 15h. Mais informações e inscrições: (19) 98116-5455.

Visão geral das duas canchas da Associação, que está localizada no bairro Paulicéia