Paralela na Alesp é composta apenas por caricaturas

A exposição paralela Caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba, que integra a programação do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, foi aberta na tarde de ontem, terça-feira, 22/08, no hall de entrada da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). A entrada é gratuita e a exposição permanece no local até o dia 1º/09.

O 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba é realizado pela Prefeitura via Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

Exposição está montada no hall de entrada da Alesp

A paralela na Alesp é composta apenas por caricaturas premiadas das últimas dez edições do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. São obras de artistas e personalidades mundialmente conhecidas, como Pelé, Rita Lee, Freddy Mercury, Cristiano Ronaldo, entre outros.

A inauguração da mostra contou com a presença do secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, do diretor do Cedhu, Junior Kadeshi, e do deputado Alex Madureira, além de três jurados de premiação da 50ª edição: Max Porto, Fabiane Langona e Angel Boligán.

O secretário Carlos Beltrame destaca a amplitude do Salão de Humor para fora de Piracicaba. “É um evento que extrapola as barreiras da cidade, que recebe obras de artistas de todo o mundo e é um acontecimento cultural relevante em qualquer espaço, em qualquer lugar”, disse.

“Para nós é muito importante ter uma mostra paralela da 50ª edição na capital. É mais uma forma de divulgar esse marco histórico do Salão”, destaca Kadeshi.

“Como parlamentar e piracicabano, tenho imensa alegria de apoiar a realização desta mostra cultural. Acredito que com essa ação, Piracicaba poderá se destacar em um espaço de ampla circulação de pessoas, conquistando grande visibilidade entre políticos e jornalistas”, disse o deputado Alex Madureira, que foi quem solicitou à Semac os trabalhos para serem expostos na Alesp.

MOSTRA OFICIAL – A cerimônia de abertura do Salão está marcada para sábado, 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, com entrada gratuita. A mostra terá 318 trabalhos, produzidos por 175 artistas, de 30 países.

SALÃOZINHO – Com trabalhos feitos por crianças de 7 a 14 anos de idade, matriculadas em escolas públicas das Redes Municipal e estadual de ensino, e também de unidades escolares particulares, o Salãozinho de Humor de Piracicaba, que chega neste ano à 21ª edição, também será aberto oficialmente no mesmo dia e poderá ser visitado no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.

MAIS PARALELAS – A edição de meio século do Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá mais nove paralelas: O Salão de Humor é Nosso! (No Terminal Rodoviário de Piracicaba, de a 29/10), 50 anos, 50 mãos (Na Passarela Pênsil, na avenida Beira Rio, s/n, de 26/08 a 29/10), O Olhar do Orla (No Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 1º/09), Pamonhas Ainda! (Na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, de 26/08 a 29/10), Censurados do Pasquim (Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10), Fatos e Fotos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (No Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10), 50 anos de Humor (No Armazém 9 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10), 50 vezes Zélio (Na Casa do Povoador, de 26/08 a 29/10) e Cadernos da Bel (No Pecege, de 28/08 a 29/09).

APOIADORES – A emblemática edição de meio século do Salão de Humor tem apoio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes) Café Morro Grande, Restaurante Monte Sul, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba), ArcelorMittal, Arcor, Instituto Arcor Brasil, Delta Supermercados, Drogal, Neurônio Adicional, Oji Papéis Especiais, Pecege, Sesc, Sicoob Cocre, Unimed Piracicaba, Apeao (Associação Piracicabana das Empresas de Auto Ônibus), Cevada Pura, Ducatti Vidraçaria, Elite Pizzaria, Suco Prats, Nails & Nails Beauty e Remax.

SERVIÇO – 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura: 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.