A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou ontem, terça-feira, 8/09, na 25ª Sessão Extraordinária, o projeto de lei 39/2021, que classifica Piracicaba como MIT (Município de Interesse Turístico). Agora, é necessário que o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, sancione o projeto, para que então a cidade esteja apta a receber recursos estaduais para investimentos em obras e melhorias que beneficiem a comunidade local e os turistas, ampliando e qualificando a oferta turística.

Imagem da passarela pênsil
Passarela pênsil sobre o rio Piracicaba é um dos lugares turísticos mais visitados na cidade

No segundo semestre do ano passado, a Prefeitura de Piracicaba noticiou que a cidade cumpria todos os requisitos para classificação como MIT, como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo, oferecer serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos reconhecidos. Toda a documentação referente a Piracicaba foi enviada, então, ao Governo Estadual, especificamente ao Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), que nada verificou para impedir a classificação de Piracicaba como MIT. Após os pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Atividades Econômicas, houve votação na assembleia, com a aprovação.

“Estamos bastante contentes com essa aprovação na Alesp, evidenciando o potencial turístico da cidade. Desde o início da gestão do prefeito Luciano Almeida, a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) trabalhou de maneira intensa para providenciar toda a documentação necessária, com apoio permanente do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba)”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Ela explicou que o próximo passo do processo é a sanção do governador do Estado e, depois, é necessário aguardar a fase de ranqueamento entre os municípios que são Estâncias e os que são MIT, que ocorre a cada três anos (o último ocorreu em 2021). “Certamente teremos uma excelente classificação e aí sim poderemos receber investimentos para potencializar ainda mais a nossa cidade para o turismo, garantindo qualidade nos serviços aos turistas, preservando os nossos atrativos e planejando outras possibilidades turísticas”, afirmou Alessandra.

O projeto é de autoria dos deputados Professora Bebel e Alex Madureira.

MAPA DO TURISMO – Como divulgado pela Prefeitura em maio do ano passado, Piracicaba integra oficialmente o Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro) 2023, instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área territorial a ser trabalhada prioritariamente pelo Governo Federal para o desenvolvimento de políticas públicas. O sistema com os dados referentes ao município está disponível no Mapa, que pode ser acessado gratuitamente em mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home.