Portal do Município de Piracicaba

Artistas iranianos e membro do Casseta & Planeta compõem júri de premiação do Salão de Humor

Por Comunicação Social / Publicado em 02/08/2019
Tempo de leitura: 4 minutos.

O júri de premiação do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba se reúne neste sábado, 3, a partir das 14h, no Armazém 14 do Engenho Central, para definir os trabalhos e artistas que serão contemplados na edição desse ano. O anúncio dos vencedores acontecerá na abertura oficial do evento, marcada para o dia 10 de agosto, no Teatro Erotídes de Campos. O salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu Piracicaba).

O júri de premiação é formado por Reinaldo Figueiredo (humorista conhecido pelo trabalho no Casseta e Planeta), Luiz Gustavo Paffaro (cartunista, caricaturista e ilustrador), Luis Carlos Fernandes (chargista, caricaturista, ilustrador e escultor), Silvano Mello (cartunista, caricaturista e ilustrador) e Claudia Kfouri (cartunista, ilustradora e escultora), além dos iranianos Alireza Pakdel Ghoushkhaneh (cartunista, caricaturista e ilustrador) e Saba Darabian (ilustradora e designer gráfica).

“Os profissionais terão um grande trabalho, já que a qualidade das obras que vão fazer parte do salão nesse ano é muito grande, a exemplo de todas as edições. Porém, todos são bastante qualificados e, certamente, se empenharão para fazer a melhor escolha. A expectativa é a melhor possível”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

TRABALHOS SELECIONADOS – Foram selecionados para a mostra principal do 46ª edição do salão 449 trabalhos, produzidos por 217 artistas de 34 países. Ao todo, são 103 caricaturas, 59 cartuns, 47 charges, 24 esculturas e 81 tiras, além de 59 trabalhos para a categoria temática Imigração, 42 trabalhos para a categoria Infância Arcor e 34 para Saúde Unimed.

As obras são de artistas dos seguintes países: Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Emirados Árabes, Eslováquia, Espanha, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Uzbequistão.

O júri de seleção foi formado por Luiz Marangoni (chargista), Francisco Galvão (produtor cultural), Bete Nicastro (jornalista), Glaucia Davino (historiadora), Rosana Amorim (cartunista) e Fausto Bergocce (cartunista). O processo de seleção aconteceu nos dias 6 e 7 de julho no Hotel Center Flat Service.

VALORIZAÇÃO DAS ARTES – O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. Ao chegar, em 2019, a sua 46ª edição, é um dos concursos mais antigos do gênero, que se mantém como espaço de reflexão e fruição das artes gráficas através da valorização do cartum, da caricatura, da charge e das tiras.

SERVIÇO – 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O júri de premiação se reunirá no dia 3 de agosto, no Armazém 14 do Engenho Central. A abertura oficial e anúncio dos premiados acontecem no dia 10 de agosto, no Teatro Erotídes de Campos/Armazém 14. Informações: (19) 3403-2620 e (19) 3403-2621. Site oficial: www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.