A ONG (Organização Não Governamental) Artesãs do Amor entregou até esta terça-feira, 07 de junho, 291 enxovais para gestantes carentes atendidas pelas unidades de saúde da Atenção Básica de Piracicaba. Somente no mês de maio, 112 conjuntos foram repassados à Secretaria de Saúde para serem entregues às gestantes.

“Nós produzimos o ano todo e deixamos em estoque, para serem entregues conforme a necessidade. Em 2015, atendemos 800 gestantes e essa é mais ou menos a média de atendimentos por ano”, destaca Nilza Pellegrino, coordenadora da Artesãs do Amor.

Além dos enxovais para gestantes, as voluntárias da ONG produzem, desde 2006, lençóis, fronhas e campos cirúrgicos utilizados pela Secretaria de Saúde. Os kits com os enxovais contam com um cobertor, um pacote de fraldas descartáveis, um pacote de fraldas em tecido, três calções com pé, dois calções sem pé, duas camisetas manga longa, duas camisetas manga curta, dois pares de meias, um casaquinho em tricô, dois sapatinhos em tricô, um conjunto de inverno, uma manta de tricô e uma camisola.

Para ter direito ao enxoval completo, as gestantes devem frequentar um curso com nove encontros que é promovido nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades do PSF (Programa Saúde da Família). Durante o curso, são abordadas questões relativas ao cuidado na gestação e dos bebês e temas como vacinas, amamentação, nutrição e prevenção de doenças.