Artesãos de Piracicaba participaram da edição 2024 do Salão de Artesanato, em São Paulo
Artesãos de Piracicaba participaram da edição 2024 do Salão de Artesanato, em São Paulo

Comitiva de 10 artesãos de Piracicaba representou os grupos de artesanato da cidade na 18ª edição Salão do Artesanato, realizado entre 28/08 e 01/09, em São Paulo, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O evento promove e preserva a cultura brasileira em suas várias vertentes, divulgando a produção artesanal de várias comunidades e contribuindo para a manutenção das tradições nacionais. Os piracicabanos tiveram apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), que organizou e acompanhou a visita técnica.

A artesã piracicabana Marisete de Moura Eleutério participou do Salão. “Estar neste evento contribuiu muito, principalmente com relação a novas ideias, de como organizar um espaço para exposição, como atender clientes, valorização do produto artesanal, demostrou de que enquanto artesãs podemos ir longe”, disse.

Selma Mara Mizuno Kaneko enfatizou que trouxe muitas ideias de como agregar mais ainda criatividade aos produtos e até o resgate de técnicas que tinha deixado de lado. “Como idealizadora e gestora de coletivo de artesanato, visitar o evento permitiu conhecer várias associações, dos mais diferentes locais e formas de trabalho. Essa visita permitiu conhecer muito mais sobre associações de artesanato, como trabalham, como é a gestão, além de ter contato com os mais diferentes tipos de artesanato e mestres artesãos”, completou.

Salão do Artesanato traz novidades no segmento e possibilidade de novos negócios e parcerias aos artesões de todo o país
Salão do Artesanato traz novidades no segmento e possibilidade de novos negócios e parcerias aos artesões de todo o país

A diretoria de turismo de Piracicaba, Alessandra Freire, reforça que Piracicaba conta com três espaços oficiais voltados ao artesanato local, sendo a Feira de Artesanato da Rua do Porto, a Casa do Artesão, no Engenho Central, e a Casa do Artesão Tirolês, em Santa Olímpia, além de diversos grupos de artesanato que realizam feiras itinerantes.

A participação neste tipo de evento é importante, pois proporciona ao artesão da cidade uma atividade que gera conhecimento, desenvolve amizades, novas parcerias além de descobrir as novidades sobre o mundo do artesanato e suas possibilidades, assim, auxiliando na melhoria contínua das feiras realizadas em Piracicaba.