Usar a arte para expressar conflitos sociais e desigualdades humanas. Essa é a essência do trabalho do artista e servidor municipal Gilmar de Aguiar Godoy, que está com trabalhos em exposição no Espaço Cultural do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba (Ipasp).

Em 14 painéis, Gilmar retrata brincadeiras infantis, muitas das quais são praticamente desconhecidas das crianças de hoje. Nas telas, o visitante pode observar características marcantes do trabalho do servidor, que há 25 anos desempenha a função de produtor gráfico na Secretaria de Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba.

Em sua maioria, os painéis apresentam traços fortes, cores vivas e riqueza de detalhes. As telas em exposição no Ipasp utilizam técnicas de Óleo sobre tela e Acrílico sobre tela, com influências impressionista e expressionista. “Classificaria como arte moderna voltada ao expressionista”, define o artista.

Autodidata, Gilmar conta que a veia artística surgiu na infantil, quando brincava de copiar os personagens das revistas em quadrinhos em folhas avulsas de papel. “Ao longo de toda a minha vida, sempre estive em contato com a comunidade artística, seja nas artes plásticas, música, literatura ou qualquer outra forma de arte”, explica.

Os trabalhos do servidor municipal já percorreram exposições em várias partes do Estado. Gilmar também integrou comissões julgadoras de importantes mostras de arte de Piracicaba e cidades da região.

MENSAGEM SOCIAL – O resgate da infância é o tema da exposição aberta no Ipasp. “Sempre tenho o cuidado de retratar personagens reais. Nesta exposição, meu foco foi o resgate da infância e de brincadeiras que hoje já não fazem parte do passatempo atual das crianças”, detalha o artista.

Gilmar Godoy reforça que sua arte tem a proposta de instigar reflexões interiores: “Quero que as pessoas identifiquem no meu trabalho uma mensagem social”, completa.

CONVITE – A presidente do Ipasp, Maria Della Villa, utiliza a exposição do artista Gilmar Godoy como convite para os servidores que queiram participar do Espaço Cultural do Instituto. “É um espaço aberto e democrático, criado para valorizar o potencial artístico dos servidores municipais de Piracicaba”, argumenta a presidente.

Maria explica que o Instituto está aberto à participação dos servidores e convida para uma visita à exposição. “Fica registrado o convite para que os colegas servidores compareçam ao Ipasp para apreciar os trabalhos do artista Gilmar Godoy”, reforça Maria Della Villa.

SERVIÇO:

Espaço Cultural do Ipasp

Exposição do servidor Gilmar de Aguiar Godoy

Período: Até 10 de maio

Horário: 8 às 17 horas

Local: Avenida Dr. Paulo de Moraes, 266.

Informações: 3433.9870 ou 34.339877