Campanha vai arrecadar de fones de ouvidos a geladeiras, com o objetivo de promover a reciclagem responsável A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), realiza amanhã, sábado, 15/07, das 9h às 16h, campanha de arrecadação de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. A ação acontece simultaneamente nos bairros Paulista e Santa Teresinha, locais onde a Abree disponibilizará dois pontos de recebimento localizados na Estação da Paulista e no parque Quilombo Corumbataí (leia abaixo).

O objetivo é promover a reciclagem responsável e conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado desses materiais. Eletroeletrônicos e eletrodomésticos contêm plástico, metal, fio de cobre e outros componentes que podem ser reaproveitados ou reciclados; entretanto, quando descartados irregularmente, podem liberar metais e outros elementos, como cádmio, chumbo e mercúrio que, em contato com o solo e água, contaminam, afetando o ecossistema.

“Muito mais do que ações de grande porte, o meio ambiente é beneficiado quando se tem ações individuais, porque a somatória das pessoas tendo um comportamento favorável ao meio ambiente, descartando corretamente os resíduos e favorecendo a reutilização quando possível, são medidas simples, mas que resultam em um grande impacto positivo”, declarou o titular da Simap, Alex Gama Salvaia.

Serão aceitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que não estão funcionando mais ou estão obsoletos, como celulares, fones de ouvido, geladeiras, máquinas de lavar, baterias, televisores, secadores, batedeiras, fogões, micro-ondas, ferramentas, equipamentos de informática, rádios, videogames e consoles, entre outros. Durante a campanha, haverá uma equipe disponível no local para receber e tirar possíveis dúvidas a respeito do processo de reciclagem.

“A parceria com a Prefeitura de Piracicaba é essencial não só para mostrarmos a importância do descarte correto, mas para criar um nível de conscientização na população de que um pequeno ato pode gerar muitas soluções para a região, desde novos ciclos para os materiais reciclados até a geração de novos empregos. Quanto mais pessoas aderirem a esse hábito, mais o meio ambiente será preservado”, completou Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da Abree.

SERVIÇO – Campanha de arrecadação de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. Amanhã, 15/07, das 9h às 16h, na Estação da Paulista (avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580, Paulista) e parque Quilombo Corumbataí (rua Adelmo Cavagioni, Santa Teresinha).