Durante o XIII Arrastão Ecológico do Piracicaba realizado no último domingo (28), foram recolhidas duas toneladas de lixo reciclável. O arrastão se iniciou na rampa, no Largo dos Pescadores e foi até o Distrito de Ártemis. Este evento já se tornou tradicional na cidade e marca a abertura da temporada anual de uso náutico do Rio Piracicaba. O material recolhido foi encaminhado ao Reciclador Solidário.
Apesar do tempo chuvoso, doze barcos e cerca de dez barcos e em torno de 100 participantes percorreram o trajeto de 60 quilômetros, ida e volta. A largada do arrastão foi dada pelo secretário municipal de Turismo, Miromar Rosa. Durante o percurso, os integrantes dos barcos retiram do leito e das margens do rio todo lixo encontrado.
O coordenador do evento, o navegador José Luis Guidotti, explicou que o objetivo do evento foi principalmente a conscientização ambiental por parte da população. “Não temos a pretensão de limpar o rio através dos barcos. Nossa preocupação é recolher os lixos e detritos jogados pelas pessoas e a partir daí, mostrarmos a quantidade de materiais jogados no local, prejudicando não só o meio ambiente, mas também poluindo o Rio Piracicaba, o principal cartão postal da cidade”.
Guidotti que realiza o evento há 13 anos, disse que com o passar dos anos, a conscientização das pessoas em relação à necessidade de se manter o rio limpo, tem aumentado. “No ano de 1998 recolhemos sete toneladas de lixo do rio e ano após ano, esta quantidade está diminuindo. Espero que um dia os barcos saiam e cheguem vazios”.
De acordo com o coordenador, o arrastão vem ganhando visibilidade e a cada edição, mais entidades participam, como é o caso do Rotary Club de Piracicaba que plantou em torno de 50 mudas nativas da mata ciliar e o Grupo Ecológico Pingo Ecológico, de Monte Mor, que trouxe 10 mudas de Pau-Brasil.
Para José Aref, do Rotary Clube Piracicaba, a participação no evento, é uma forma de a entidade destacada pelo seu papel social, mostrar também sua preocupação com a questão do meio ambiente. “É importante desenvolvermos esta atividade para mostrar a necessidade da recuperação da mata ciliar, buscando diminuir a erosão e a degradação ambiental do Rio Piracicaba”, reiterou.
O XIII Arrastão Ecológico do Piracicaba foi organizado e promovido pela Associação S.O.S. Bacia do Rio Piracicaba, em conjunto com as secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), com apoio da Coplacana, das empresas Basf, Ponto Frio, Lojas Tanger e o Sesc-Piracicaba.