Arrastão no Bartira remove 3 toneladas de materiais inservíveis

Realizado na segunda-feira (12) pelos agentes comunitários de saúde da unidade do PSF (Programa Saúde da Família) Tupi, um arrastão contra a dengue visitou 610 imóveis do Jardim Bartira e retirou 3.020 quilos de materiais inservíveis.
O evento integra as ações de combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde. Outros 21 arrastões serão promovidos por unidades do PSF em toda a área do município até janeiro. Além dos arrastões dos PSFs, promovidos sempre às segundas-feiras, a Secretaria inicia neste sábado (17) o cronograma de grandes arrastões, que serão realizados aos sábados, com início na região do Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda.
De acordo com Maria Eliza de Campos, enfermeira responsável do PSF Tupi, o balanço do arrastão foi positivo. “Encontramos uma situação muito melhor do que em eventos anteriores. A população parece que vem tomando consciência da importãncia de se eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. O que resta agora é ela entender que tem que colocar os materiais na calçada para facilitar nosso trabalho e colaborar para a redução dos casos da doença em nossa cidade”, disse.
Durante o arrastão foram recolhidos materiais recicláveis, carcaças de móveis, latas, lonas, pneus, tambores, vasos e pratos plásticos. Em 2013 foram confirmados 130 casos de dengue no Jardim Bartira, um dos mais atingidos pela doença este ano no município.
Os próximos arrastões dos PSFs serão realizados pelas unidades Cecap, Eldorado 1 e 2 (dia 19), IAA 1 e 2 (26), Vila Fátima (2 de setembro), Jardim Oriente (9) e Jardim Vitória (16).
SÁBADO Os arrastões de grande porte, promovidos pela Secretaria de Saúde, terão início neste sábado (17) no Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda. Os moradores desses bairros devem colocar na calçada, já na sexta-feira, latas, garrafas, pneus, vidros, vasos sanitários, sofás, carcaças de móveis, pias, baldes, materiais recicláveis em geral, vasos e pratos de plástico, lonas e tambores.
