Devido as fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos dias, o XIII Arrastão Ecológico do Piracicaba, marcado anteriormente para o domingo (dia 21), mudou para o próximo dia 28 (domingo). “Esta medida visa garantir a segurança dos participantes, porque o rio Piracicaba está com a vazão alta e está muito perigoso”, disse José Luis Guidotti, idealizador do projeto e integrante da comissão organizadora.

O Arrastão acontecerá a partir das 9 horas, com saída no Largo dos Pescadores em direção ao Distrito de Ártemis. Este evento já se tornou tradicional na cidade e marca a abertura da temporada anual de uso náutico do Rio Piracicaba.

Além de ser um projeto ambiental voltado ao rio, os organizadores têm a expectativa de reunir cerca de 30 embarcações, que sairão da rampa da Rua do Porto para trajeto de aproximadamente 70 quilômetros, sendo de ida e volta ao Distrito de Ártemis. Durante o percurso, os integrantes dos barcos retiram do leito e das margens do rio todo o detrito encontrado.

O Rotary Club de Piracicaba está programando o plantio de 37 árvores pelos navegadores durante o percurso em pontos que julgarem necessário o plantio. Cada arvore representará um sócio do clube.

O encontro de confraternização entre os participantes, programado anteriormente nas dependências do Clube Coronel Barbosa, será no Bela Vista Nauti Clube que recebeu com simpatia a solicitação dos organizadores do evento.

O XIII Arrastão Ecológico do Piracicaba é organizado e promovido pela Associação S.O.S. Bacia do Rio Piracicaba, em conjunto com as secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e conta com o apoio da Coplacana, das empresas Basf, Ponto Frio, Lojas Tanger e do Sesc-Piracicaba.