Foram recolhidas 8,87 toneladas de inservíveis pelas equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) nas ações realizadas no último sábado, 04/02, em seis bairros. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

Antes do início do Mutirão, o coordenador do PMCA orienta e entrega material de divulgação aos agentes da dengue que vão atuar no bairro

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, o Arrastão da Dengue recolheu 7,89 toneladas de inservíveis das 8h às 14h, nos bairros Santo Antônio, Paineiras e São Jorge. Já no Mutirão, que passou pelos bairros Novo Horizonte e Kobayat Líbano, foram visitadas 1.851 residências, sendo 33 delas notificadas por terem algum tipo de possível criadouro para o mosquito Aedes. Ainda nesta ação foram recolhidos 980 quilos de inservíveis, das 8h às 13h. Também no sábado, das 8h30 às 10h30, equipe do PMCA realizou ações de conscientização da população e no comércio da região da avenida Manuel Conceição, na Vila Rezende.

Ações de combate a dengue são permanentes na cidade; arrastão e mutirão acontecem sempre aos sábados

NÚMEROS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 03/02 de 2023 foram registradas 291 notificações para a dengue com 13 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 654 notificações, oito casos confirmados e nenhum óbito.

PREVENÇÃO – O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d'água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura. O PMCA atende pelos telefones 3427-2400 ou 3427-3351 e também pelo SIP 156.