As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 7,1 toneladas de inservíveis nas ações realizadas no sábado, 11/03. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, o Arrastão da Dengue recolheu seis toneladas de inservíveis das 8h às 14h, nos bairros Pq. dos Eucaliptos, Jd Noêmia, Ingá, Vila São Paulo, Haiti, Jd. das Flores, Jd. Morada do Sol e Jd. Monte Líbano. Já no Mutirão, que passou pelo bairro Vila Cristina, foram visitadas 1.300 residências, sendo 24 delas notificadas por terem algum tipo de possível criadouro para o mosquito Aedes; além disso, mais 1,1 ton de inservíveis também foram coletados.
De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 10/03 de 2023 foram registradas 938 notificações para a dengue com 53 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 1.147 notificações, 39 casos confirmados, sem morte.
Ações da dengue percorreram nove bairros e recolheram mais de sete toneladas de inservíveis
PREVENÇÃO – O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d'água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura. O PMCA atende pelos telefones 3427-2400 ou 3427-3351 e também pelo SIP 156.