Mesmo com um início de manhã chuvoso, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 4,35 toneladas de inservíveis nas ações realizadas no sábado, 04/03, em oito bairros. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, o Arrastão da Dengue recolheu 4,15 toneladas de inservíveis das 8h às 14h, nos bairros Vila Industrial, Parque Conceição, Residencial Cambuy, Altos do Piracicaba, Jardim Piedade, Jardim Rodun e Cohab Bandeirante. Já no Mutirão, que passou pelo bairro Vila Cristina, foram visitadas 1.302 residências, sendo 47 delas notificadas por terem algum tipo de possível criadouro para o mosquito Aedes.

Arrastão da dengue passou por sete bairros na região Norte da cidade, no último sábado, 04/03

NÚMEROS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 07/03 de 2023 foram registradas 844 notificações para a dengue com 50 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 1.074 notificações, 76 casos confirmados e nenhum óbito.

PREVENÇÃO – O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d'água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura. O PMCA atende pelos telefones 3427-2400 ou 3427-3351 e também pelo SIP 156.