{mosimage}A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (13), ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em parte da região de Santa Teresinha, Bosques do Lenheiro e Mário Dedini.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, a força-tarefa seguirá a programação feita pelo CCZ conforme o número de casos registrados nos bairros no primeiro semestre e anos anteriores. As ações específicas no bairro reunirão pelo menos 180 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, motoristas e encarregados. O arrastão do próximo sábado vai vistoriar 3.600 casas.
{mosimage}Segundo o secretário, este ano, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses já efetuaram o trabalho de rotina nos bairros Vila Sônia, Algodoal, Santa Teresinha, Vila Industrial, Bosques do Lenheiro, Mário Dedini, Jardim Primavera, Vila Fátima, Santa Rosa e Nhô Quim.
Fernando lembra ainda que o trabalho dos agentes inclui a retirada dos criadouros e a orientação dos moradores sobre a importância de verificar sempre caixas d'água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se proliferar. PREVENÇÃO A Secretaria da Saúde continua pedindo a colaboração da população para prevenir e combater o mosquito da dengue. Atitudes simples podem ajudar muito, como:
· Tampar caixas d’água, cisternas, tambores e outros depósitos de água· Cobrir ou furar pneus· Retirar ou colocar areia nos pratos dos vasos· Colocar lixo em sacos plásticos ou latas fechadas· Esvaziar e virar garrafas, latas e recipientes, com abertura para baixo. O Aedes aegypti é muito parecido com pernilongo comum, mas é menor. Tem o corpo escuro e as pernas e patas rajadas de branco. Ele prefere recipientes pequenos, que acumulem pouca água, como por exemplo, uma tampinha de garrafa. A postura dos ovos é feita em água limpa e parada. A dengue é transmitida pela picada da fêmea.