Arrastão da Dengue acontece no próximo sábado, no bairro Santa Rosa
Arrastão da Dengue acontece no próximo sábado, 02/12, no bairro Santa Rosa

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 5,83 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado no sábado, 25/11, passando por 11 bairros em nova ação realizado na região de Santa Terezinha. Em dois finais de semana, foram recolhidos mais de 10 toneladas de inservíveis. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

No próximo sábado, 02/12, o Arrastão da Dengue estará na região do Santa Rosa, das 8h às 14h, tendo como ponto de encontro a USF Santa Rosa I, na rua José Joacyr Moreti, 270. A orientação do PMCA é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

SEMANA – Cabe destacar que a Secretaria de Saúde também se juntou ao Governo de São Paulo e realiza atividades especiais na Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, que teve início ontem, 27/11, e segue até sábado, 02/12, com orientações sobre prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 28/11 de 2023 foram registrados 2.941 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.440 casos e um óbito; em 2021, foram 5.349 casos e um óbito. O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.