Arrastão da Dengue recolheu 4,83 toneladas de inservíveis em cinco bairros
As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 4,83 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado no último sábado, 10/06, na região do Vila Cristina, nos bairros Jardim Monte Cristo, Tatuapé, Jardim Ibirapuera, Santo Antônio e Jardim Camargo. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.
No próximo sábado, 17/06, o Arrastão da Dengue volta à região do Vila Cristina, desta vez nos bairros Jardim Stênico, Monte Verde, Jardim Cruzeiro, Monte Branco, Jardim Regina, Vila Cristina, Nova Paulista, Jardim Tarumã, Jardim João Conceição, Jardim Borghese e Jardim Glória, das 8h às 14h, com ponto de encontro no Centro Comunitário, próximo à UPA Vila Cristina.
A orientação do coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.
De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 14/06 de 2023 foram registrados 2.615 casos positivos e dois óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.352 casos e um óbito; em 2021, foram 5.166 casos e nenhum óbito.
O coordenador do PMCA explica que o pico de incidência da doença na cidade já aconteceu e a tendência para as próximas semanas é a diminuição dos casos. "O período mais crítico terminou em maio. Neste momento, com o clima mais seco e frio, o número de casos tende a diminuir já que o mosquito procria menos e de forma mais lenta. Agora é o momento de intensificar as ações como já estamos fazendo com os arrastões, por exemplo", enfatizou Tom.
Arrastão da dengue retorna a região do Vila Cristina neste sábado, 17/10
PREVENÇÃO – O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d'água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura. O PMCA atende pelo telefone 3427-3351 e também pelo SIP 156.
