Amanhã, sábado, 26/11, acontece o encerramento da Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegipty em Piracicaba com Arrastão da Dengue. As equipes da Prefeitura estarão na região de Santa Terezinha, das 8h às 14h, para recolhimento de inservíveis, passando pelos bairros IAA, Vila Rios, Pq. das Indústrias, Jd. São Benedito, Jd. Lídia, Jd. Castor, Jd. Conceição, Residencial Andorinhas, Jd. Bessy, Jd. Taiguara, Residencial Caieiras e Chácara Santo Antônio. O ponto de encontro será o Varejão do IAA (Av. João Pedro Corrêa x Rua Paraibuna). A orientação é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

O Arrastão da Dengue é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Agentes de saúde contaram com apoio da população durante ações de combate a dengue realizadas nesta semana

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 25/11 de 2022 foram 7.897 notificações de dengue, com 1.438 casos positivos e um óbito pela doença. No mesmo período de 2021 foram 14.064 notificações, com 5.348 confirmações e um óbito.

"Intensificar as visitas domiciliares aos imóveis para a eliminação de potenciais criadouros existentes, realizar a nebulização ambiental, para eliminação de insetos infectados e mobilizar a população na adoção de medidas para evitar criadouros nas residências é primordial para o combate à dengue", reforçou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Agentes de saúde passaram por mais de 3 mil casas na região do Vila Sônia e Balbo

SEMANA – Além do arrastão, ao longo da semana, agentes de saúde e da dengue visitaram mais de 3.000 residências na região dos bairros Vila Sônia e Parque Piracicaba (Balbo), para executar a retirada de criadouros, colocação de larvicida e orientação educativa, mostrando à população a melhor forma de controlar a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Também nesta região, equipes do PMCA fizeram blitz educativa no terminal municipal de ônibus do Vila Sônia ao longo da semana. Estas ações contaram com o apoio das equipes da Helpinsect, empresa contratada pela SMS para ações de combate a dengue, além do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da VE (Vigilância Epidemiológica).

Sedema realiza limpeza de curso de água na comunidade Pereirinha, no bairro São Jorge, para eliminar criadouros da dengue e evitar animais peçonhentos

Parceiro da Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegipty, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) vem realizando força-tarefa de limpeza de curso de águas pluviais na comunidade Pereirinha, no bairro São Jorge, com apoio da Defesa Civil. O foco da limpeza é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes e também evitar o aparecimento de animais peçonhentos como escorpiões, cobras e aranhas.

Além disso, a semana também realiza exposição sobre dengue e animais peçonhentos no CRAS Algodoal (Centro de Referência da Assistência Social) em ação promovidas pelas equipes do CCZ.

PREVENÇÃO – O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d'água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.