Arrastão da dengue atende região do Piracicamirim neste sábado, 29/11
Equipes também vão percorrer os bairros Cidade Maracanã, Vila Prudente, Jardim Bandeirantes, Parque Prezotto, Jardim Pombeva e Jardim São Simão

Amanhã, sábado, 29/11, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde – realizam Arrastão da Dengue, das 8h às 14h, na região dos bairros Piracicamirim, Maracanã, Vila Prudente, Bandeirantes, Parque Prezotto, Jardim São Simão e Jardim Pombeva.
O ponto de encontro será o Ginásio de Esportes do Parque Prezotto. O objetivo desta ação, que entre janeiro e outubro deste ano recolheu 255 toneladas de potenciais criadouros, é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 28/11/2025 – em dados provisórios – foram 25.737 notificações para a dengue com 5.863 casos positivos e cinco óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 64.791 notificações, 29.433 casos confirmados e 16 óbitos. Em 2023, foram 14.609 notificações, 2.958 confirmações e três óbitos.
VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto UBS Paulista, antigo Crab). A UBS Centro, localizada na avenida França, 227, no Jardim Europa, também realiza a vacinação em horário estendido, das 17h às 20h. A imunização é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Nos feriados e pontos facultativos, as unidades permanecem fechadas e portanto, não há vacinação.
PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são utilizar repelente, principalmente em lugares fechados; eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
Em caso de suspeita da doença, a orientação é procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.
