Portal do Município de Piracicaba

Arrastão da dengue atende região da Vila Industrial neste sábado, 13/12

Equipes também vão percorrer os bairros Parque Conceição, Residencial Cambuy, Altos do Piracicaba, Jardim Piedade, Jardim Rodun e Cohab Bandeirantes

Por CCS / Publicado em 11/12/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.

Neste sábado, 13/12, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde – realizam Arrastão da Dengue, das 8h às 14h, na região da Vila Industrial, com passagem pelos bairros Parque Conceição, Residencial Cambuy, Altos do Piracicaba, Jardim Piedade, Jardim Rodun e Cohab Bandeirantes.

O ponto de encontro será o Varejão do bairro Mário Dedini, localizado na avenida Luiz Ralph Benatti, em frente ao Sesi. O objetivo desta ação, que entre janeiro e outubro deste ano recolheu 255 toneladas de potenciais criadouros, é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

No sábado passado, 6/12, Dia D Estadual de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Piracicaba realizou mobilização para reforçar a importância da prevenção contra dengue, zika e chikungunya. A ação reuniu diversos parceiros, entre eles Centro de Controle de Zoonoses, Estratégia de Saúde da Família, Guarda Civil Municipal, Unimed e motoclubes. Um dos destaques foi a realização de uma motociata, com saída da Estação da Paulista, parada no Mercadão Municipal e chegada à Praça José Bonifácio, onde as equipes realizaram atividades educativas e orientações à população.

A imagem mostra um grupo de pessoas em frente a um caminhão decorado. O caminhão tem uma pintura amarela com detalhes pretos que lembram chamas ou um padrão de animal. Na lateral do caminhão, há um banner amarelo com a inscrição "Piracicaba" e outro banner escuro com a frase "Contra o Mosquito da Dengue". As pessoas estão posicionadas em duas fileiras. Na fileira da frente, algumas pessoas estão agachadas ou ajoelhadas, enquanto outras estão em pé. Muitas delas usam coletes pretos com emblemas, sugerindo que fazem parte de alguma organização ou grupo. Na fileira de trás, algumas pessoas estão em pé ao lado do caminhão, e outras estão em uma plataforma elevada no veículo. O cenário parece ser uma área urbana com prédios ao fundo e árvores. O céu está claro, indicando um dia ensolarado.
Ações de orientação e prevenção contra a dengue foram realizadas na praça José Bonifácio

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 09/12/2025 – em dados provisórios – foram 25.237 notificações para a dengue com 5.868 casos positivos e cinco óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 65.199 notificações, 29.433 casos confirmados e 16 óbitos. Em 2023, foram 14.864 notificações, 2.994 confirmações e três óbitos.

VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto UBS Paulista, antigo Crab). A UBS Centro, localizada na avenida França, 227, no Jardim Europa, também realiza a vacinação em horário estendido, das 17h às 20h. A imunização é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Nos feriados e pontos facultativos, as unidades permanecem fechadas e portanto, não há vacinação.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são utilizar repelente, principalmente em lugares fechados; eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, a orientação é procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.