A Prefeitura através da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) inaugura no próximo dia 24, às 19 horas, o Armazém Cultural “Maria Dirce de Camargo”, com apresentação do Coral da Sociedade de Cultura Artística de Piracicaba, com entrada gratuita. O espaço foi usado anos a fio, como sede dos bailes da Melhor Idade, na Estação. No local funcionará o centro de formação musical de Piracicaba. Com isso, a secretaria possibilitará maior número de vagas aos projetos culturais para crianças e jovens. Atualmente o Projeto Guri, iniciativa do governo do estado e parceria da Semac, atende 90 alunos entre oito e 18 anos, nos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, saxofone, clarinete, flauta, trombone, trompete, bombardino e percussão e coral. A restauração no prédio de dois mil metros quadrados, tombado como patrimônio cultural recebeu supervisão do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), com projeto elaborado pelo Ipplap ( Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba) e obras executadas pela Semob ( Secretaria Municipal de Obras).Internamente transformado e com sua estrutura externa recuperada, esse espaço possui ampla sala, palco elevado, comporta 250 lugares e camarim, onde haverá as apresentações. Cozinha, sete salas de estudos com 80 metros quadrados cada, totalmente climatizadas como as da Europa e Estados Unidos. Suas paredes são acústicas, modelo dry wall, sala administrativa, sala de estudos, sala de instrumentos e biblioteca musical.As salas de estudo serão utilizadas por alunos do Projeto Guri – que atualmente ensaiam no Engenho Central e na Escola Estadual Benedito Ferreira da Costa e, oficinas de viola, violão, teclado e flauta, oferecidas atualmente no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”, sob a coordenação de Rosa Maria Migliorança Rizzi, da Semac. O centro de formação musical foi instalado no Armazém Maria Dirce de Camargo, pianista piracicaban lembrada por ser tão importante pelo incentivo musical de Piracicaba. Maria Dirce Rodrigues Almeida de Camargo (1915-1988) foi membro da Sociedade Cultura Artística, atuou nas principais manifestações culturais da cidade, com Erotides de Campos, Olênio Veiga e outros, e, em parceria com Ernest Mahle e Maria Apparecida Mahle, em 1953 fundou e dirigiu por anos, a Escola Livre de Música Pró Arte de Piracicaba, atualmente, a Empem – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle, além de ter sido a primeira.