Celebração começa com palestra do Babalawô Fabowalê Àdunlayé

O Armazém 17 do Parque do Engenho Central abriga neste domingo, 4/02, às 10h, a Celebração em Homenagem à Iyemonjá, em alusão ao Dia de Iemanjá (comemorado há 100 anos todo dia 2/02), com a palestra A Importância do Orixá na Cultura Tradicional Yorubá, ministrada pelo babalawô Fabowalê Àdunlayé. A entrada é gratuita.

A celebração é realizada pela Instituto Ifá Ejiogbé Brasil e Casa Inzo Yiá Mutuê, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra) e Conepir (Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba).

O nome da orixá Iyemonjá, que se lê Yéyé omo ejá, significa Mãe cujos filhos são peixes. É uma divindade feminina da fertilidade para religiões de matrizes africanas, originalmente associada aos rios e desembocaduras. Como ressalta o babalawô Fabowalê, Iemanjá é a “grande mãe, mãe zelosa, que sempre dá colo”.

“Vou falar da importância do orixá na natureza e como o orixá agrega na vida das pessoas. Todos têm energia do orixá em si para viver com mais alegria e prosperidade”, explica o Fabowalê.

No evento deste domingo, no Engenho Central, o babalawô Fabowalê celebrará Iemanjá, seguindo o rito de IFÁ. Ao término da palestra, o público será convidado pelo babalawô Fabowalê a caminhar sentido passarela Pênsil até a beira do rio Piracicaba para depositar oferenda a Yemanjá. Segundo ele, serão ofertados grãos e flores que não agridem a água e seu entorno.

DIA – A celebração a Iemanjá completa 100 anos de história em 2023. Em 1923, uma colônia de pescadores de Salvador, na Bahia, que passava por períodos difíceis nas pescas, prometeram a Yemanjá que, se conseguissem uma boa leva de peixes, fariam todos os anos uma festa em homenagem à divindade africana.

SERVIÇO – Celebração em homenagem a Iemanjá. Domingo, 4/02, às 9h, no Armazém 17 do Parque do Engenho Central, entrada pela passarela Pênsil ou pela passarela Estaiada. Livre. Aberta ao público. Avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende. Informações: (19) 3402-2600.