Na imagem em preto e branco, ao fundo, a Casa do Povoador e sua projeção, abaixo
Casa do Povoador em projeção

A forte relação entre o povo piracicabano e o rio, suas lendas e reflexões inspiram a criação da projeção Rio Mapping D’Alma Caipira, projeto de intervenção artística socioambiental em vídeo mapping, que será apresentado pelo VJ Vinícius Luz no sábado, 19/10, às 19h30, na arena da Casa do Povoador. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). O evento é gratuito.

A proposta do vídeo mapping, que é uma técnica audiovisual que consiste em relacionar a arquitetura com projeções de imagens, criando efeitos visuais que transformam espaços físicos em obras de arte em movimento, visa experimentar a técnica às margens do rio, em um dos patrimônios históricos e culturais mais expressivos da cidade: a Casa do Povoador, local este que abriga a importante obra de um “filho” do rio, o artista e ambientalista piracicabano Elias dos Bonecos.

A roda de conversa contará com a participação do músico Maikão, que falará sobre como o rio inspira sua vivência como cidadão piracicabano, artista e fazedor de cultura; do historiador Pablo Carajol Delvage; da artista Rita Moura, que contará suas experiências que envolvem o trabalho de resguardo da história de Elias e seus bonecos e a obra intitulada Lugar onde o peixe morre, que foi criada como uma forma de protesto em relação ao crime ambiental que atingiu o rio Piracicaba este ano; além da professora Nathália Nascimento, coordenadora da Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Esalq/USP, que traz para o diálogo inspirações para mundos possíveis.

A programação conta ainda com intervenções artísticas, como a exposição Lugar onde o peixe morre, de Rita Moura, e Coletivo Paiaguás e Guardiões do Rio Piracicaba, de Rita Moura e Lia Desjadins, e apresentação da canção Quadratura, uma composição de Nina Neder e Stefany Correa, que será interpretada por Stefany e pelo músico Ramon Saci.

SERVIÇO – Rio Mapping D’alma Caipira. Dia 19/10, às 19h30. Na arena da Casa do Povoador (avenida Beira Rio, s/n.º). Evento gratuito.