O prefeito, Luciano Almeida, com a autora da cartinha, Isabela Rossi, e os pais da pequena, Maria Carolina e Anderson Rossi Na companhia da estudante Isabela Rossi, 9 anos, e do secretário de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, o prefeito Luciano Almeida realizou vistoria na praça Manoel de Souza Filho, que fica na avenida Sidney Luiz Brajão, esquina com a avenida Bruno Ferraioli, no Ipanema, na manhã de hoje, 06/10. O local, que é alvo de descarte irregular de lixo, passou por limpeza nesta semana. Os serviços foram executados após pedido de Isabela, que mora em um condomínio em frente à área, que chegou por meio de carta endereçada ao prefeito. Isabela contou ao prefeito que o acúmulo de lixo e entulho na área verde próxima à sua casa a levou a escrever a carta; a Sedema já realizou toda a limpeza do local

Na carta, Isabela falou sobre a situação “de lixo nas matas”, lembrando ainda dos perigos que o acúmulo de resíduos pode causar, como infestação de animais peçonhentos, contaminação de solos e rios, além da poluição visual. “Também sugiro que faça um trabalho de divulgação para a população colaborar e não poluir mais a mata”, ressaltou a estudante em sua carta. A pequena autora leu a carta que escreveu para o prefeito Luciano Almeida, solicitando mais cuidados com o meio ambiente

Isabela aprovou a limpeza da área por onde ela passa todos os dias. “Nós dependemos da natureza, assim como a natureza depende de nós, da nossa boa ação de não jogar lixo no chão, na rua. Jogar lixo na sarjeta ou perto de bueiro, pode causar enchente. E tem lixo que não se decompõe ou que demora muitos anos pra se decompor”, reforçou. “Dizem que as crianças devem aprender com os pais, mas os pais também têm que aprender com as crianças”, ressaltou.

De acordo com Luciano Almeida, a atitude de Isabela traz esperança. “Esperamos que essa conscientização se estenda a todas as pessoas, para todas as crianças, principalmente porque elas são o futuro. As crianças têm capacidade de convencer os adultos e, então, a partir disso, todos podem fazer a sua parte, que é cuidar da nossa cidade”, destaca. O encontro entre o prefeito e a autora da carta aconteceu hoje, 06/10, na área verde do Jardim Ipanema, onde Isabela mora

“Recebemos com alegria essa carta da Isabela, porque é muito bacana ver uma criança ter essa iniciativa. E a Sedema tem uma atenção especial para cuidar das áreas verdes, com a intenção de que a cidade inteira receba esse serviço. Nós buscamos realizar essas ações em uma velocidade muito expressiva de trabalho, mas a cidade é grande e isso leva tempo, até que se consiga organizar todos os espaços. De qualquer forma, nosso objetivo é atender a todas as solicitações. A Isabela mandou uma carta, mas o meio correto é pelo SIP-156. Fazendo a solicitação, a Sedema vai até o local e dá atenção devida para cada caso”, explica Salvaia.

Os pais de Isabela, a enfermeira Maria Carolina Scabora Rossi e o professor Anderson Rodrigo Rossi, também acompanharam a vistoria e estavam orgulhosos com a atitude da filha. “Foi uma surpresa muito grande a visita e, principalmente, ver a atenção do prefeito em acolher a cartinha dela. Para nós, como pais, é um orgulho muito grande ver ela tão pequenininha toda preocupada com o meio ambiente”, diz Maria Carolina. A cartinha que Isabela enviou ao prefeito Luciano Almeida (reprodução)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – É importante lembrar que a Sedema, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), desenvolve diversos projetos e programas voltados à educação e conscientização da preservação do meio ambiente, para crianças e adultos.

Um programa, em especial, é o Piracicaba Mais Verde, que conta com o plantio de árvores em Áreas de Proteção Permanente (APPs) e no município, seja em áreas urbanas ou rurais, por meio da doação de mudas pelo Viveiro Municipal. Esse programa também integra visitas monitoradas no Jardim Botânico e trabalhos nas comunidades, quando há demanda, que consiste em ações com as lideranças comunitárias para trabalhar a preservação do entorno de áreas verdes.

O NEA também desenvolve projetos no Horto de Tupi, como a ação Vem Pro Horto, ações nos parques da cidade e no Zoo Municipal.

Um projeto que está sendo desenvolvido e vai ser lançado em outubro é o EducaPira: Comunicando a Educação Ambiental, uma campanha de educação ambiental que visa sensibilizar e informar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Mais informações: https://www.instagram.com/neasedema/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D O antes e depois da área verde do bairro Ipanema, onde Isabela mora