Mais de 400 pessoas participaram na sexta-feira, dia 02/08, da festa caipira para usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Estação Idoso, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e do projeto Com Vivência para pessoas idosas, executado pelo Cesac e Afascom em vários bairros do município, via financiamento do Fundo Municipal do Idoso (FMI).
No embalo das canções, os convidados tomaram o salão com danças. O evento contou com apresentações musicais realizadas por grupos de coral e oficinas de música do Jardim São Paulo, Novo Horizonte e Vila Cristina e da Estação Idoso; participação do Baque Caipira e da capivara Mona; comidas e brincadeiras típicas entre pescaria e argola.
Célia da Cunha Pereira, 61 anos, é participante da oficina de ginástica do grupo Com Vivência, no bairro Monte Alegre, e marcou presença na festa. “Comecei a participar das oficinas este ano e tem sido motivador pra mim. Além de me ajudar a socializar, hoje me trouxe aqui para interagir com pessoas de várias partes da cidade”, disse.
No projeto Com Vivência, que acontece em espaços públicos de vários bairros, pessoas idosas participam de oficinas de atividades físicas (ginástica, alongamento, yoga), manuais (artesanato), ecológicas, grupais (com psicóloga) e culturais (dança, música).
Já Aparecida Maestro integra o grupo de pintura e coral da Estação Idoso, assim como Sueli Tristão, que participa da oficina de ginástica cerebral. “Este é um lugar de muita interação. Aqui fazemos novas amizades e ganhamos qualidade de vida”, comentou Sueli.
A Estação Idoso é um serviço realizado pela Smads, em parceria com o Cesac que, além de atividades, promove o bem-estar de pessoas idosas, por meio da convivência e troca de experiências. No local são realizadas atividades físicas, de coral, ginástica cerebral, artesanato, atividades socioeducativas realizadas em grupo, terapia ocupacional e dança circular. O acesso para o serviço pode ser feito através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (19) 3422-2919.