O balé Teatro Guairá, com direção de Carla Reinecke, fará apresentações no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”, sábado (dia 29), às 21 horas e no domingo (dia 30), às 19 horas, sendo o último espetáculo fechado para convidados da empresa Kraft. Os ingressos já estão a venda no Municipal, de segunda a sexta das 15 às 18h (entrada pela Gomes Carneiro) e em dia de espetáculo a partir das 18h na bilheteria (av. Independência), ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudante/idosos/antecipado). No programa estão as coreografias “Trânsito” e “O Segundo Sopro”.

A coreógrafa Ana Vitória é a responsável por “Trânsito”, tendo como assistente de coreografia Andréa Bergallo; música, direção muscial, criação, arranjo, piano e teclado de Cláudio Dauelsberg; cenários e figurino de Ney Madeira e iluminação de Milton Giglio.

A obra trata da diversidade rítmica e formal. Ritmos tribais de culturas distintas foram as fontes de inspiração de Cláudio Dauelsberg,. Essa diversidade aparece também na movimentação cênica, sempre linear e seca. Ana Vitória acredita que o trânsito é o movimento inexorável e que é impossível não submeter-se a ele. Para a coreógrafa a vida tem que gerar, eternamente, o trânsito.

“O Segundo Sopro”, com coreografia de Roseli Rodrigues; música de Fábio Cárdia; figurinos de Paulinho Maia; cenotécnica e efeitos de Ireneu Salvador e iluminação de Paulo César Medeiros, une o sentido dos elementos vento, água e pedras em nove cenas. Os bailarinos dançam, literalmente, sob uma cortina de chuva artificial, num palco coberto por espelho de água.

Na simbologia, o Segundo Sopro é a representação da água, o oposto e o complemento do ar. Ambos são a própria representação da existência. As nove cenas são: “Aurora”; “O Segundo Sopro”; “Corpus”; “A Partilha”; “Tetraktys”; “Uno”; “O Retorno”; “Aurora II” e “Harmonia”.