Portal do Município de Piracicaba

Após serviços emergenciais, Prefeitura libera trânsito na av. Armando de Salles Oliveira

Via foi liberada na tarde desta sexta-feira, 30/01, após recolocação de uma camada de asfalto

Por CCS / Publicado em 30/01/2026
Tempo de leitura: 7 minutos.
A imagem mostra uma rua urbana alagada após uma forte chuva, com grande acumulação de água no asfalto. Vários carros estão trafegando lentamente pela via inundada, incluindo um Renault Kwid branco em destaque à esquerda, com a placa OPT4A71, e um Volkswagen Polo prata logo atrás. À direita, um SUV branco aparece parcialmente na imagem. O céu está nublado, conferindo uma iluminação difusa típica de dias chuvosos, e o reflexo dos faróis dos carros pode ser visto na água da rua. Ao fundo, é possível ver prédios altos e modernos, indicando que a cena ocorre em uma grande cidade. Também há um prédio azul com um grande mural que retrata um palácio histórico e o horizonte da cidade. Um letreiro da concessionária Honda é visível em um dos edifícios. A imagem transmite a dificuldade do trânsito em função do alagamento e a situação típica de áreas urbanas em períodos de chuva intensa.
Prefeitura libera trânsito na av. Armando de Salles Oliveira após serviços emergenciais
A imagem mostra uma rua movimentada de uma cidade brasileira em um dia chuvoso, com o asfalto molhado e reflexos evidentes na pista. No primeiro plano, há vários veículos, incluindo um Fiat Mobi prata com a placa "CUN5C47" e um Toyota SW4 prata, além de duas motocicletas com os pilotos usando capacetes e roupas escuras. Ao fundo, vê-se prédios comerciais, entre eles uma concessionária Honda, e um edifício residencial alto e branco. A rua está sinalizada com placas de limite de velocidade de 50 km/h, semáforos e postes com muitos fios elétricos. À esquerda, há uma calçada com muro azul e árvores do tipo pinheiro. O clima é típico de uma cidade em um dia nublado e chuvoso, transmitindo uma sensação de movimento e rotina urbana sob a chuva.
Equipes da Prefeitura atuaram durante toda a tarde na reconstrução da sub-base do solo da via e na recolocação de uma camada de asflato

Após os serviços emergenciais realizados pela Prefeitura de Piracicaba, a avenida Armando de Salles Oliveira, próximo ao Clube de Campo, foi liberada para o trânsito no final da tarde desta sexta-feira, 30/01. A via foi um dos pontos mais castigados pelas chuvas registradas na noite de ontem, 29/01, e nesta sexta-feira, 30/01. O prefeito Helinho Zanatta e secretários municipais acompanharam os trabalhos da força-tarefa criada para amenizar esses estragos.

Equipes da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos inciaram os serviços na Armando de Salles Oliveira ainda na noite de ontem e, hoje, os trabalhos seguiram durante todo o dia, com a liberação por volta das 17h, sentido Centro-Vila Rezende, após a reconstrução da sub-base do solo e colocação de uma camada do asfalto. Amanhã, 31/01, sábado, as equipes continuam os trabalhos na avenida, no sentido Vila Rezende-Centro, com interdição de uma faixa.

Na avenida Piracicamirim, o material de uma obra em galeria de água pluvial foi arrastado e espalhado pela rotatória com a avenida Alberto Vollet Sachs. Durante o dia, o local foi limpo e devidamente sinalizado para os motoristas.

A imagem mostra um cruzamento urbano amplo, com várias faixas de pedestres bem demarcadas e semafóricos. O clima está nublado, com luz natural difusa. Há vários carros transitando ou parados no cruzamento, incluindo sedãs, SUVs e um caminhão pequeno. À esquerda, há uma placa de trânsito indicando "Proibido virar à esquerda". Ao fundo, vê-se uma área com muitas árvores verdes, sugerindo um parque ou uma área arborizada próxima à via. A cena transmite a sensação de um dia comum em uma cidade, com trânsito moderado e ambiente urbano misturado com natureza.
Na av. Alberto Vollet Sachs com a Piracicamirim o trânsito estava normalizado na tarde desta sexta-feira, 30.01

As ações também seguem em outras vias que apresentaram problemas, como as avenidas Alberto Vollet Sachs e 31 de Março, além da região da avenida Beira Rio e da Rua do Porto, com serviços de desobstrução de valas e bueiros.

ESTRADAS RURAIS – Já a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente segue atuando nas estradas rurais do município com manutenções emergenciais para garantir a trafegabilidade. Foram registrados danos na estrada de terra do bairro Itaperu (rua das Jacobinas) e nos bairros Pau D’Alhinho, Estrada Francisco Peres Gonzales, Limoeiro, Santa Olímpia, Santana, Vila Belém, Água Santa, Ibitiruna, Jiboinha e Pau Queimado.

A imagem mostra uma ponte estreita para pedestres que atravessa um rio de água turva e marrom. A ponte é feita de concreto e possui corrimões metálicos brancos dos dois lados, embora estejam sujos e desgastados. O piso da ponte está coberto por lama seca e detritos, indicando que provavelmente houve uma enchente recente. No rio, é possível ver galhos e lixo presos nas estruturas da ponte. Ao fundo, há um caminhão amarelo e alguns carros estacionados ou em movimento, sugerindo que a ponte está situada próxima a uma área urbana ou suburbana. À esquerda, há árvores densas e verdes, enquanto à direita há um banco de terra com mais vegetação. A iluminação está opaca, com céu nublado, conferindo um aspecto cinzento e melancólico à cena. No centro da ponte, uma pessoa caminha para longe, quase desaparecendo na distância. A imagem transmite uma sensação de abandono e passagem do tempo, possivelmente após um evento climático intenso.
A passarela sobre o córrego do Enxofre foi desobstruída pelas equipes da Prefeitura

A Defesa Civil interditou uma construção irregular na Comunidade Pereirinha na tarde desta sexta-feira, 30/01, após desabamento causado pelas fortes chuvas registradas. O imóvel estava localizado em área verde, próxima a um córrego, considerada de risco. As famílias foram atendidas pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, orientadas a deixar o local e encaminhadas para acolhimento temporário junto a familiares ou aos serviços municipais.

O órgão segue monitorando áreas de risco afetadas pelas chuvas no município, junto com a força-tarefa da Prefeitura, composta pelas secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir os impactos causados pelo temporal e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas.

RIOS MONITORADOS – A Defesa Civil segue monitorando os níveis dos rios Piracicaba e Corumbataí. De acordo com dados do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp), às 17h40 desta sexta-feira, 30/01, o rio Piracicaba encontrava-se em Estado de Atenção apenas na altura de Artemis, com 3,19 metros.

Já na área urbana, o rio estava fora do Estado de Atenção, com 3,09 metros, assim como o rio Corumbataí, no ponto de captação de Piracicaba, que registrava 2, 65 metros, também fora do Estado de Atenção.

Os níveis de referência do rio Piracicaba são: Atenção (3,21 metros), Alerta (3,71 metros), Emergência (4,20 metros) e Extravasamento (4,78 metros).

A previsão do tempo indica continuidade das chuvas amanhã, sábado, 31/01, porém com um volume menor: 3 milímetros.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO – Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil orienta que motoristas e pedestres evitem locais com histórico de alagamento, como a avenida Armando de Salles Oliveira, no trecho entre o Terminal Central de Integração (TCI) e a avenida Independência; a avenida 31 de Março; e o cruzamento da rua Gomes Carneiro com a rua Santa Cruz.

No caso de transbordamento do rio Piracicaba, os pontos mais suscetíveis a alagamentos são a região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenidas Cruzeiro do Sul e Jaime Pereira, além dos bairros Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. Já o rio Corumbataí pode causar alagamentos nas regiões de Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy. O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em áreas como Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.

SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199; A Guarda Civil pode ser acionada no 153 e a Polícia Militar 190.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.