Após serviços emergenciais, Prefeitura libera trânsito na av. Armando de Salles Oliveira
Via foi liberada na tarde desta sexta-feira, 30/01, após recolocação de uma camada de asfalto


Após os serviços emergenciais realizados pela Prefeitura de Piracicaba, a avenida Armando de Salles Oliveira, próximo ao Clube de Campo, foi liberada para o trânsito no final da tarde desta sexta-feira, 30/01. A via foi um dos pontos mais castigados pelas chuvas registradas na noite de ontem, 29/01, e nesta sexta-feira, 30/01. O prefeito Helinho Zanatta e secretários municipais acompanharam os trabalhos da força-tarefa criada para amenizar esses estragos.
Equipes da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos inciaram os serviços na Armando de Salles Oliveira ainda na noite de ontem e, hoje, os trabalhos seguiram durante todo o dia, com a liberação por volta das 17h, sentido Centro-Vila Rezende, após a reconstrução da sub-base do solo e colocação de uma camada do asfalto. Amanhã, 31/01, sábado, as equipes continuam os trabalhos na avenida, no sentido Vila Rezende-Centro, com interdição de uma faixa.
Na avenida Piracicamirim, o material de uma obra em galeria de água pluvial foi arrastado e espalhado pela rotatória com a avenida Alberto Vollet Sachs. Durante o dia, o local foi limpo e devidamente sinalizado para os motoristas.

As ações também seguem em outras vias que apresentaram problemas, como as avenidas Alberto Vollet Sachs e 31 de Março, além da região da avenida Beira Rio e da Rua do Porto, com serviços de desobstrução de valas e bueiros.
ESTRADAS RURAIS – Já a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente segue atuando nas estradas rurais do município com manutenções emergenciais para garantir a trafegabilidade. Foram registrados danos na estrada de terra do bairro Itaperu (rua das Jacobinas) e nos bairros Pau D’Alhinho, Estrada Francisco Peres Gonzales, Limoeiro, Santa Olímpia, Santana, Vila Belém, Água Santa, Ibitiruna, Jiboinha e Pau Queimado.

A Defesa Civil interditou uma construção irregular na Comunidade Pereirinha na tarde desta sexta-feira, 30/01, após desabamento causado pelas fortes chuvas registradas. O imóvel estava localizado em área verde, próxima a um córrego, considerada de risco. As famílias foram atendidas pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, orientadas a deixar o local e encaminhadas para acolhimento temporário junto a familiares ou aos serviços municipais.
O órgão segue monitorando áreas de risco afetadas pelas chuvas no município, junto com a força-tarefa da Prefeitura, composta pelas secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir os impactos causados pelo temporal e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas.
RIOS MONITORADOS – A Defesa Civil segue monitorando os níveis dos rios Piracicaba e Corumbataí. De acordo com dados do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp), às 17h40 desta sexta-feira, 30/01, o rio Piracicaba encontrava-se em Estado de Atenção apenas na altura de Artemis, com 3,19 metros.
Já na área urbana, o rio estava fora do Estado de Atenção, com 3,09 metros, assim como o rio Corumbataí, no ponto de captação de Piracicaba, que registrava 2, 65 metros, também fora do Estado de Atenção.
Os níveis de referência do rio Piracicaba são: Atenção (3,21 metros), Alerta (3,71 metros), Emergência (4,20 metros) e Extravasamento (4,78 metros).
A previsão do tempo indica continuidade das chuvas amanhã, sábado, 31/01, porém com um volume menor: 3 milímetros.
ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO – Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil orienta que motoristas e pedestres evitem locais com histórico de alagamento, como a avenida Armando de Salles Oliveira, no trecho entre o Terminal Central de Integração (TCI) e a avenida Independência; a avenida 31 de Março; e o cruzamento da rua Gomes Carneiro com a rua Santa Cruz.
No caso de transbordamento do rio Piracicaba, os pontos mais suscetíveis a alagamentos são a região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenidas Cruzeiro do Sul e Jaime Pereira, além dos bairros Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. Já o rio Corumbataí pode causar alagamentos nas regiões de Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy. O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em áreas como Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.
SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199; A Guarda Civil pode ser acionada no 153 e a Polícia Militar 190.
