A Prefeitura concluiu no fim de maio a reforma da EM São Vicente de Paulo, na rua Visconde do Rio Branco, no Centro. As obras foram realizadas pela Contisa Construções e Comércio Ltda e englobaram a transformação de um salão em três novas salas, instalação de lousas, substituição de piso, janelas, instalação de novo reservatório de água, impermeabilização do teto, reforma e adequação de banheiros e lavatórios. No total, a escola tem 20 salas para crianças de 0 a 5 anos.

Atualmente, de acordo com os números de matriculados e de vagas informados pela SME (Secretaria Municipal de Educação) ao Censo Escolar do MEC (Ministério da Educação), a escola oferece 373 vagas nas etapas Berçário, Maternal e Jardim. Esse número representa acréscimo de 56% ou 134 novas vagas em relação as 239 que a escola oferecia em maio de 2017.

Atualmente, a unidade oferece 145 vagas em período integral. Houve então aumento de 55,9% em relação às 93 vagas oferecidas em tempo integral no ano passado. No período parcial, em maio de 2017 a escola oferecia 146 vagas, número que representa aumento 56,1% e, este ano, chegou a 228 vagas.

O número de matriculados na escola também aumentou. Em maio de 2017, a EM São Vicente de Paulo atendia 231 crianças, sendo 139 em período parcial e 92 em período integral. Neste ano, o número de matrículas aumentou 51,5% e a unidade passou a atender 350 crianças, sendo 145 em período integral e 205 em período parcial.

O aumento de matriculados em período integral foi substancial nesse intervalo: 57,6%. Já o período parcial teve acréscimo de 47,4% no número de crianças atendidas.

A reforma vai possibilitar a melhora na qualidade de atendimento da unidade escolar. "Essa reforma concluída mostra o comprometimento do prefeito Barjas Negri com a melhoria da qualidade do ensino que oferecemos na rede municipal. Tivemos um aumento significativo tanto em número de vagas como no número de crianças matriculadas e isso comprova que estamos no caminho certo ao investir na educação básica", disse a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa.

MAIS INVESTIMENTOS – A Prefeitura de Piracicaba continua investindo na construção, reforma e ampliação da sua rede de ensino. Atualmente, a EM Ada Dedini Ometto, na Vila Rezende, está sendo reformada. O muro, para separar a unidade da sede da Savire (Sociedade Amigos da Vila Rezende) antiga administradora da escola, está praticamente concluído. Além disso, haverá construção de solário, substituição de portas, reforma de berçários, reforma do refeitório e adequação de banheiros.

Outras duas escolas, a Antonio Boldrin, de Educação Infantil, no Parque Orlanda, e a José Antonio de Oliveira, de Ensino Fundamental e Educação Infantil, no Jardim Bartira, são as próximas a serem ampliadas.

A primeira terá a cozinha ampliada, entre outras melhorias. A segunda terá mais duas salas para o Ensino Fundamental, que possibilitarão a criação de mais 140 vagas nesta etapa de ensino.

NOVAS – Além das reformas, a Prefeitura anunciou recentemente a construção de mais duas escolas no bairro Vale do Sol, sendo uma escola de Educação infantil com 150 vagas para crianças de 0 a 5 anos, e uma escola de Ensino Fundamental, com 745 vagas para crianças de 6 a 10 anos.