Após pedido da Prefeitura de Piracicaba, as obras para implantação de dois novos dispositivos (viadutos) na SP-304 (rodovia Geraldo de Barros) foram antecipadas e serão iniciadas em fevereiro de 2025. O anúncio foi feito hoje, 19/12, pelo prefeito Luciano Almeida, que recebeu representantes da Concessionária Eixo, responsável pela rodovia. O pedido de antecipação das obras feito pela Prefeitura já havia sido aprovado pelo Governo do Estado em abril deste ano.
As obras estavam contempladas no contrato de concessão e previstas para começar em 2036 (no 16º ano de concessão), no entanto, em abril deste ano, após pedido do prefeito Luciano Almeida, a Secretaria de Parcerias em Investimentos emitiu ofício determinando que a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) comunicasse à Concessionária Eixo a antecipação das obras dos viadutos, sendo um no km 169, no bairro Santa Teresinha (nas proximidades do posto Bigaton), e outro no km 171, na Balbo.
Segundo Luciano Almeida, as obras são fundamentais para melhorar o fluxo do trânsito na região. “Finalmente, após quatro anos solicitando esta antecipação, pudemos anunciar o início das obras dos dois dispositivos, com aval da Artesp e da Eixo. Este é o começo de um projeto muito importante para que possamos diminuir os riscos de acidentes, melhorar o acesso aos bairros da região e o fluxo de trânsito”, disse.
A antecipação das obras foi pedida já em 2021, no início da atual gestão, após estudos e justificativas da necessidade de melhorias no trecho para evitar acidentes que acontecem com frequência nesse trecho, devido ao fluxo intenso de veículos.
O projeto, que tem investimento de R$ 30.188.543,00, prevê a execução do viaduto do km 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do km 171 contemplando a rodovia por passagem inferior, de modo a solucionar os conflitos existentes no trecho.
“Se trata de uma obra com investimento de mais de R$ 30 milhões. O primeiro trecho terá o trânsito da rodovia desviado por cima do viaduto e o acesso ao bairro por baixo. Já o segundo, no km 171, será o inverso, com a rodovia por baixo do viaduto e a saída do bairro por cima. As obras iniciam em fevereiro e devem ser concluídas em 14 meses”, explicou Geraldo Andrade, superintendente de obras da Eixo.
A secretária de Mobilidade, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, detalhou ainda que o trecho onde os dispositivos serão instalados é um dos que mais registram sinistros de trânsito. “As obras demandavam urgência porque se trata de um trecho, dentro da chamada concessão PIPA, com maiores índices de sinistros de trânsito. Por isso, este é um investimento muito importante que vem para contribuir com a mobilidade urbana e segurança do trânsito. Um pleito feito por esta gestão, que batalhamos bastante para conquistar a liberação e o adiantamento das obras, que estavam previstas somente para 2036”, explicou Jane.
A concessão PIPA (Piracicaba-Panorama) é uma concessão rodoviária de 1.273 km, integrando 62 municípios do Estado de São Paulo. O sistema rodoviário é constituído pelos segmentos e acessos, abrangendo lote com trechos das rodovias SP- 191, SP-197, SP-225, SP-261, SP-284, SP-293, SP-294 SP-304, SP-308, SP-310, SP-331, SP-425, nas regiões de Piracicaba, Rio Claro, Jau, Bauru, Marilia, Assis e Panorama.
ANEL VIÁRIO – O prefeito também anunciou que a Cetesb deve emitir em breve a licença ambiental prévia para construção do novo anel viário, que terá início na rodovia Piracicaba – Rio Claro (rodovia Fausto Santomauro – SP-127, no km 27) e término na rodovia Piracicaba – São Pedro (rodovia Geraldo de Barros – SP-304, no km 174), com ligação no entroncamento com a Rodovia Herminio Peltrim – SP-308, na altura do km 176. O projeto contempla cerca de 15 quilômetros de extensão.
Em outubro, o Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, realizou audiência pública para apresentar e discutir o projeto proposto pela Prefeitura de Piracicaba para implantação do contorno.
“Esta será mais uma obra relevante para escoar o trânsito na cidade”, completou Luciano Almeida.
De acordo com a Semuttran, com a construção haverá uma diminuição significativa do VDM – Veículo Diário Médio, nos cinco quilômetros iniciais da rodovia Geraldo de Barros, principalmente de tráfego pesado, e consequentemente diminuirá o índice de acidentes e óbitos.