Portal do Município de Piracicaba

Após laudo, Prefeitura libera arquibancada do Barão que estava interditada desde 2018

Laudo técnico da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos atestou que estrutura não está comprometida e pode ser utilizada

Por CCS / Publicado em 11/02/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra dois homens em pé nas arquibancadas de concreto de um estádio esportivo ao ar livre, provavelmente no Brasil, dado o idioma das placas e propagandas visíveis. Eles estão vestidos de forma casual, com camisas brancas e calças jeans. Um dos homens está com as mãos na cintura, enquanto o outro aponta em direção ao campo. O estádio está praticamente vazio, com fileiras de assentos de concreto numerados (101 a 110 visíveis). Há uma cerca branca metálica e um corrimão amarelo à frente dos homens. O campo ao lado é verde e cercado por uma pista de atletismo vermelha. No fundo, há várias árvores e o céu está nublado, o que cria uma iluminação difusa e uniforme. Ao redor do estádio, há vários painéis de publicidade com marcas como Uniodonto, Unimed, Raízen, Savegnago, entre outras. O ambiente sugere que os homens podem estar inspecionando ou discutindo algo relacionado ao estádio ou ao evento esportivo que ocorre ali.
Laudo técnico da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos atestou que estrutura não está comprometida

Após laudo técnico, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, vai liberar o uso da arquibancada do Estádio Barão da Serra Negra localizada na rua Moraes Barros (com acesso pelos portões 4 e 5), que estava interditada desde 2018 e conta com 3.234 lugares. A vistoria atestou que o setor não apresenta comprometimento estrutural.

O titular da Pasta, Luciano Celêncio, esteve no local hoje, 11/02, acompanhado do presidente do E. C. XV de Novembro, Matheus Bonassi, para acompanhar a situação e alinhar os próximos passos da intervenção.

A imagem mostra dois homens caminhando e conversando nas arquibancadas de concreto de um estádio. Eles estão posicionados no centro da imagem, descendo por um corredor entre as seções das arquibancadas, que possuem um padrão geométrico em preto e branco nas faces verticais. Ambos vestem camisas brancas; o homem à esquerda usa uma camisa de manga curta, jeans azul e tênis brancos, enquanto o homem à direita usa uma camisa de manga longa, jeans escuros e tênis escuros. Ao fundo, há uma parede branca alta, algumas árvores verdes e um céu nublado. O ambiente parece ser um estádio ao ar livre durante o dia, com iluminação natural difusa. A composição da foto é ampla e em ângulo baixo, destacando a escala das arquibancadas e criando linhas que guiam o olhar ao longo da cena. A atmosfera sugere que os homens podem estar realizando uma visita técnica ou uma reunião informal no local.
Matheus Bonassi e Luciano Celêncio hoje, durante visita à arquibancada que, agora, pode ser utilizada

“Tivemos a iniciativa que outras Administrações não tiveram de pedir um laudo técnico da estrutura, que confirmou que não há problemas estruturais na arquibancada. Por isso, estamos liberando esse setor para que o XV de Piracicaba e a torcida possam usufruir dos jogos com tranquilidade”, explicou o secretário de Obras, Luciano Celêncio.

De acordo com Celêncio, o laudo também indicou que os problemas estão concentrados no muro externo, no trecho que vai da rua Moraes Barros até a avenida Independência. Entre as irregularidades identificadas estão fissuras, desgaste do revestimento, presença de umidade e sinais de instabilidade.

“Liberamos a arquibancada e vamos resolver a situação do muro – o laudo foi claro ao apontar a necessidade de demolição e reconstrução, e a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos já está tomando as providências para executar essa intervenção. Nosso compromisso é garantir segurança para os torcedores e para todos que circulam pelo entorno do estádio”, completou o secretário.

“Em nome do XV de Novembro, quero agradecer ao prefeito Helinho Zanatta e ao secretário Luciano Celêncio. Quando assumimos a gestão do clube, buscamos essa aproximação com o poder público, para realizações em prol do time da cidade. Então, poder liberar esse setor do estádio, que há quase uma década estava interditado, é uma ótima notícia, uma felicidade. Agora a torcida terá ainda mais espaço para torcer pelo XV e incentivar o time a conquistar mais títulos”, finalizou.

O setor liberado poderá ser utilizado pela torcida alvinegra ou, conforme a necessidade da partida, receber torcedores visitantes. De acordo com o clube, a primeira partida com ingressos disponíveis para o setor será neste sábado, 14/02, às 18h, quando o XV enfrenta o Ituano pela 10ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.