Portal do Município de Piracicaba

Após extravasamento do Piracicaba e chuva forte, força-tarefa da Prefeitura atua para amenizar danos

Na avenida Armando de Salles Oliveira, próximo ao Clube de Campo, duas faixas seguem interditadas no sentido Centro–Vila Rezende para limpeza

Por CCS / Publicado em 12/02/2026
Tempo de leitura: 7 minutos.
A imagem mostra uma cena de limpeza em uma rua residencial coberta de lama. Três homens estão trabalhando para remover a sujeira e detritos do local. Um deles, mais próximo à câmera, segura uma pá e está de costas, usando uma camiseta cinza, calça jeans e botas pretas de borracha. Outro homem, ao lado da máquina, também está usando uma pá para empurrar a lama para dentro da pá da retroescavadeira amarela da marca CAT, modelo 416. Um terceiro homem, vestindo camiseta preta, calça jeans e máscara no rosto, aponta para algo à frente. Ao fundo, casas simples com telhados de cerâmica e paredes pintadas em tons claros, além de árvores verdes que cercam a rua. O céu está nublado, indicando um dia possivelmente chuvoso ou recente. A cena sugere um trabalho de limpeza após um evento de chuva forte ou enchente.
Após o extravasamento do Rio Piracicaba, equipes atuam na limpeza das vias

Após o extravasamento do rio Piracicaba e chuva forte, que registrou 41 milímetros em 24 horas, segundo a Defesa Civil, equipes da força-tarefa da Prefeitura continuam com os trabalhos para minimizar os impactos causados e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas.

Na avenida Armando de Salles Oliveira, nas proximidades do Clube de Campo, duas faixas de rolamento permanecem interditadas no sentido Centro–Vila Rezende para a realização de limpeza da via.

O rio Piracicaba chegou a atingir 5,10 metros e extravasou no final da tarde de ontem, 11/02. Em razão do alto volume de água, foram registrados pontos de alagamento em diferentes regiões do município.

As avenidas Jaime Pereira, Beira Rio e Alidor Pecorari, assim como a rua São José, que haviam sido interditadas, também, ontem (11/02), já foram liberadas na manhã de hoje, após a conclusão dos serviços de limpeza.

A imagem mostra um trabalhador realizando a limpeza de uma área pavimentada usando uma mangueira de alta pressão. Ele está vestido com uniforme azul, incluindo uma camisa de manga longa, calça escura com o logo "VWS FACILITIES" e um boné azul. O homem está focado na tarefa, direcionando o jato de água para a calçada de tijolos ao lado da rua asfaltada, que tem uma faixa pintada de vermelho. Ao fundo, há várias árvores, indicando que a área é provavelmente um parque ou uma via arborizada. Também é possível ver uma lixeira preta e algumas placas de sinalização, incluindo uma de proibição de estacionamento. A cena ocorre durante o dia, com luz natural forte e sombras longas, sugerindo que seja pela manhã ou fim de tarde.
Força-tarefa da Prefeitura durante a limpeza da Av. Alidor Pecorari, após as fortes chuvas de ontem
A imagem mostra um grupo de trabalhadores removendo uma grande quantidade de lama de uma estrada pavimentada, provavelmente após uma enchente ou deslizamento de terra. No centro da cena, há uma retroescavadeira amarela com a pá baixa, ajudando na limpeza. À frente, em destaque, um homem com camiseta amarela, calça preta e boné usa uma enxada para auxiliar na remoção da lama. Outros trabalhadores, vestidos com roupas casuais e botas de borracha, também estão usando pás e enxadas para limpar o local. A estrada está cercada por árvores verdes e o céu está claro, com poucas nuvens, indicando um dia ensolarado. Ao fundo, é possível ver uma pequena estrutura verde, possivelmente um quiosque ou ponto de comércio. A cena transmite um esforço coletivo para recuperar a via após um evento natural que causou o acúmulo de lama.
As equipes seguem mobilizadas para garantir melhores condições de tráfego e segurança à população

A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos está atuando nos bairros Bongue, Bosque dos Lenheiros, Cecap, Higienópolis, Jardim Sônia, Jardim Taiguara, Kobayat Líbano, Mário Dedini, Novo Horizonte, Pauliceia, Piracicamirim, Santa Fé, Santa Rosa, Santa Terezinha, São Jorge, Unileste, Verde, Vila Bessi, Vila Independência, Vila Monteiro e Vila Sônia, realizando serviços de manutenção asfáltica em razão dos danos provocados pelas recentes chuvas. As equipes seguem mobilizadas para garantir melhores condições de tráfego e segurança à população, e o serviço se estenderá por todo o feriado de Carnaval, em caráter emergencial.


ESPAÇOS PÚBLICOS – O Parque da Rua do Porto será reaberto a partir das 14h de hoje. O parque permaneceu fechado na noite de ontem e manhã de hoje. O Museu da Água, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e o Horto de Tupi também permanecem fechados hoje.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes passa por serviços de limpeza e manutenção. A previsão é de que o atendimento ao público seja retomado amanhã, sexta-feira, 13/02.

O Horto de Tupi continua com solo encharcado, o que pode causar riscos aos visitantes. As condições para reabertura ao público será reavaliada na manhã de sexta-feira, 13/02.

O Museu da Água foi inundado pelas águas do rio Piracicaba na noite de ontem, devido ao rompimento de canal da empresa Ferroligas. Na manhã desta quinta-feira, as equipes do Semae já iniciaram serviço emergencial de limpeza pesada nas dependências do Museu. O Semae aguarda uma avaliação e laudo da Defesa Civil quanto a estabilidade dos muros do canal da Ferroligas para definir sobre a abertura do espaço. A autarquia vai fazer um levantamento sobre as possíveis causas do rompimento do canal.

A imagem mostra uma cena de limpeza após uma enchente em um local industrial ou histórico. Dois trabalhadores estão usando mangueiras de alta pressão para remover uma camada espessa de lama marrom que cobre o chão e as paredes inferiores de dois edifícios. À esquerda, há uma construção de cor pêssego com telhado de telhas, e à direita, um prédio de tijolos vermelhos com janelas arqueadas e uma placa escrita "AQUEDUTO 1887". No fundo, é possível ver um grande tubo preto. Algumas pessoas estão observando a limpeza. O chão está completamente coberto por lama e detritos, evidenciando que houve uma inundação recente. O céu está parcialmente nublado, indicando que o tempo já melhorou após o evento. A imagem transmite o esforço para restaurar o local depois do desastre natural.
O Museu da Água passa por limpeza na manhã de hoje para avaliação dos danos

ESTRADAS RURAIS – Estradas da zona rural também apresentam danos provocados pelo excesso de chuvas nas regiões do Nova Suíça, Batistada, Pau d’Alhinho, Manduca Coelho, Almeida, Capela de São Sebastião, Jiboinha, Ibituruna, Anhumas, Campestre, Bangé, Pedra Branca, Limoeiro, Morro Preto, a ponte da estrada PIR-017 (Santa Isabel), a ponte da estrada João Berto e a estrada do Tanquã. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente já atua nessas localidades com serviços emergenciais para minimizar os impactos e garantir condições seguras de tráfego.

A imagem mostra uma retroescavadeira amarela da marca CASE, com a inscrição "BRASIF" em seu braço, operando para limpar uma área de drenagem. A máquina está posicionada próxima a uma estrutura de concreto que possui uma grande tubulação circular pela qual a água provavelmente escoa. A retroescavadeira está removendo lama e detritos acumulados em um ponto onde a água está bastante turva e barrenta. No primeiro plano, há uma grande quantidade de lama úmida e galhos acumulados, provavelmente retirados do local para desobstruir o fluxo de água. Ao fundo, há vegetação verde e algumas árvores, além de duas pessoas observando o trabalho, uma vestindo camiseta preta e boné azul, e outra com camisa escura e boné. À direita, é possível ver parcialmente a mão e a perna do operador da máquina. O cenário sugere que o trabalho está sendo realizado para desobstruir a passagem da água, possivelmente após uma chuva forte ou enchente, garantindo a correta drenagem e evitando alagamentos. O ambiente é externo, provavelmente em uma área rural ou de mata.
Equipe da Prefeitura trabalha na limpeza de tubulação, na estrada Louver José Trevisan, no Nova Suíça

RIO PIRACICABA – Segundo dados do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp), o nível do rio Piracicaba continua baixando e estava em 4,72 metros na área urbana e 4,68 metros na região de Artemis, ambos em estado de extravasamento, às 11h40. Já o rio Corumbataí, no ponto de captação de Piracicaba, registrou 2,99 metros, fora do estado de alerta.

Os níveis de referência do rio Piracicaba são: Atenção (3,21 metros), Alerta (3,71 metros), Emergência (4,20 metros) e Extravasamento (4,78 metros).

CHUVA – A previsão do tempo da Climatempo indica continuidade das chuvas em Piracicaba nesta quinta-feira, 12/02, com acumulado estimado de 6,2 milímetros. Para sexta-feira, 13/02, a previsão é de 5,7 milímetros.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO – Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil orienta que motoristas e pedestres evitem locais com histórico de alagamento, como a avenida Armando de Salles Oliveira, no trecho entre o Terminal Central de Integração (TCI) e a avenida Independência; a avenida 31 de Março; e o cruzamento da rua Gomes Carneiro com a rua Santa Cruz.

No caso de transbordamento do rio Piracicaba, os pontos mais suscetíveis a alagamentos são a região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenidas Cruzeiro do Sul e Jaime Pereira, além dos bairros Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. Já o rio Corumbataí pode causar alagamentos nas regiões de Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy. O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em áreas como Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.

SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199; A Guarda Civil pode ser acionada no 153 e a Polícia Militar 190.


Notícias relacionadas
Administração Agricultura Defesa Civil Trânsito e transportes
Agricultura Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Trânsito e transportes
Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.