Apenas nove médicos aceitaram assinar contrato com a Secretaria Municipal de Saúde, após serem habilitados por meio do concurso público 01/2022. O número é considerado baixo pelo chefe da Pasta, Filemon Silvano, já que foram abertas 85 vagas em várias especialidades e somente 9 foram preenchidas.
"Estamos fazendo o máximo possível para conseguir trazer médicos para a rede, mas não está fácil. Diversos fatores dificultam isso e o salário é um deles, já que aqui na cidade está congelado desde 2012. Temos cidades vizinhas, de menor porte, com salário melhor e mais convidativo aos médicos, o que acaba dificultando a participação em nossos concursos e adesão de novos profissionais na rede municipal", disse.
Conforme aponta Filemon, o número de inscritos no concurso ficou abaixo do esperado. "Um concurso importante como esse ter só 136 inscritos e apenas 48 habilitados para as vagas é muito pouco. Isso mostra o desafio que temos pela frente. Estas nove contratações são muito importantes, porém, é necessário muito mais que isso", afirmou o secretário, ao lembrar que em breve deve abrir novo concurso junto à Fundação Vunesp para tentar preencher as vagas existentes.