Portal do Município de Piracicaba

Após cinco dias, 40ª Festa das Nações é encerrada no Engenho Central

Público pode prestigiar, de quarta a domingo, pratos diversificados de 17 nações e muitas apresentações culturais

Por CCS / Publicado em 19/05/2025  / Atualizado em 20/05/2025
Tempo de leitura: 10 minutos.

Fotos: Chiaro Filmes

A imagem mostra um grande evento ao ar livre acontecendo à noite. À esquerda, há um palco com artistas e luzes brilhantes, e uma multidão de pessoas reunidas em frente ao palco. No lado direito, várias tendas brancas estão montadas, possivelmente servindo comida ou vendendo produtos. Ao fundo, vê-se árvores e uma paisagem urbana com prédios iluminados. A imagem transmite a atmosfera vibrante de um evento noturno com muitos participantes.
Mantendo viva a tradição de quatro décadas que une gastronomia mundial, cultura e solidariedade, a 40ª Festa das Nações foi encerrada ontem

Mantendo viva a tradição de quatro décadas que une gastronomia mundial, cultura e solidariedade, a 40ª Festa das Nações foi encerrada ontem, 18/05, com público de aproximadamente 80 mil pessoas que passaram pelo Engenho Central durante os cinco dias de evento. Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com organização das secretarias de Cultura e Turismo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela TOOLS Digital Services. Uma parte dos recursos é oriunda da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal. Toda a renda da festa será revertida em prol de 23 instituições sociais de Piracicaba.

A imagem mostra uma apresentação vibrante do grupo Fraternidade Caporales Mi Viejo, com dançarinos usando trajes tradicionais bolivianos coloridos e cocares altos. Eles estão em pleno movimento no palco principal da Festa das Nações. Ao fundo, músicos com ponchos típicos tocam instrumentos de corda. A cena transmite energia e celebração da cultura boliviana.
Fraternidade Caporales Mi Viejo trouxe cultura boliviana para o Palco Prinicipal no sábado

“É uma linda festa e eu queria agradecer a todos os envolvidos na realização, que trabalharam por dias para que tudo acontecesse, agradecer aos mais de cinco mil voluntários que dedicaram parte do seu tempo para ajudar, mas, especialmente, à população que atendeu ao chamado da solidariedade. A Festa das Nações é uma festa da cultura, do turismo, da gastronomia, mas principalmente da solidariedade, na qual 23 entidades utilizam da renda para prosseguir com seus trabalhos durante um ano”, disse Carlos Beltrame, secretário de Cultura, durante a cerimônia de encerramento, que também contou com a presença da secretária de Turismo, Clarissa Quiararia.

A imagem mostra três pessoas sorrindo no palco principal da Festa das Nações de Piracicaba durante a cerimônia de encerramento. Ao centro, com microfone em mãos, está Carlos Beltrame, secretário de cultura. À esquerda, Clarissa Quiararia, secretária de Turismo, e à direita, Fábio Sanches, presidente da Fenapi. Ao fundo, há uma grande tela com a identidade visual do evento.
Clarissa Quiararia, Carlos Beltrame e Fábio Sanches durante a cerimônia de encerramento ontem

Fábio Sanches, presidente da Fenapi, ofereceu um agradecimento especial a todas as milhares de pessoas que participam da elaboração da festa. “A Festa das Nações se consolida, ano a ano, como um dos maiores eventos filantrópicos da região e do Estado, e todo o trabalho de organização e realização começa meses antes. E esse trabalho que fazemos, em prol de uma causa tão importante, que é beneficiar instituições sociais, envolve muitas pessoas durante o processo, desde Prefeitura e voluntários, até a imprensa e aqueles que atuam nos bastidores, assim como os patrocinadores, que confiam e acreditam neste propósito. Por isso, em nome da Fenapi, quero agradecer a todos que se dedicaram incansavelmente. Em especial, quero agradecer à ex-presidente do Fundo Social, Rosa Maluf, que é a responsável pela criação da festa. Hoje, o que fazemos é dar continuidade a esse grande legado”, destacou.

A imagem mostra uma apresentação animada do grupo Carimbó Pai d'Égua, no Palco Principal da Festa das Nações. Os dançarinos vestem roupas típicas com estampas floridas e cores vibrantes. Um homem com chapéu de palha interage com uma dançarina sorridente, que segura a saia rodada. A cena destaca a riqueza da cultura paraense.
Carimbó Pai d’Égua subiu ao Palco Principal no domingo

E finalizando a programação do Palco Principal na Festa das Nações, as Rainhas, que representam as 17 nações integrantes da festa, fizeram sua apresentação.

Uma voluntária caracterizada com traje típico alemão sorri enquanto apresenta um prato tradicional da culinária germânica. Na louça, destaque para o Eisbein (joelho de porco), acompanhado de salsichão, chucrute e batata. Ao fundo, o restaurante da barraca Alemanha está movimentado. A cena reflete o clima acolhedor e festivo do evento.
Famoso Eisbein, prato com joelho de porco, é um dos grandes atrativos da Alemanha

FAMÍLIA E AMIGOS – A Festa das Nações é sempre um grande ponto de encontro para amigos e famílias se reunirem. Foi o que fez o casal Mirian e Ilson Fillipini, que levaram o filho, Miguel, para aproveitar a noite da sexta. “A festa é um momento de confraternização que agrega o propósito social, então viemos para prestigiar o evento e também ajudar as entidades”, disse Mirian.

A imagem mostra uma apresentação ao vivo de uma orquestra em um palco iluminado por diversas luzes brilhantes. No fundo do palco, há um grande telão exibindo imagens coloridas, incluindo garrafas e recipientes. Acima do palco, há uma placa com o texto "ORQUESTRA Sinfônica" em letras destacadas. O público está visível em primeiro plano, assistindo à apresentação.
Orquestra Sinfônica fez sua apresentação no sábado à noite

Já Laura Chinaglia, moradora de Piracicaba, aproveitou a tarde do sábado para almoçar e comentou que prestigiar a Festa das Nações já é uma tradição. “Venho desde pequena, faço questão de vir todos os anos, é praticamente uma tradição para mim. Eu adoro. Experimentei várias comidas diferentes e, por isso, eu digo que vale a pena vir à festa, é um ambiente muito gostoso”, relatou.

A imagem mostra duas mulheres sorrindo e abraçadas em um ambiente de feira, cercadas por bancas de artesanato colorido. Elas parecem felizes e descontraídas, aproveitando o momento juntas. Ao fundo, há bolsas, bijuterias e itens decorativos expostos. O cenário transmite um clima acolhedor e festivo.
As amigas Adili Maricato e Nair Galante Tibold vieram de Louveira para prestigiar a Festa das Nações

As amigas Adili Maricato e Nair Galante Tibold vieram de Louveira para encontrar uma amiga. “Aproveitamos a Festa das Nações para visitar minha amiga. São 23 anos de amizade e moramos distantes uma da outra, então a festa é o momento em que nos reencontramos”, contou Adili, enquanto aproveitava a exposição de artesanato, que ficou localizada em espaço exclusivo da Secretaria Municipal de Turismo.

A imagem mostra um grande público reunido sob uma tenda iluminada por fileiras de luzes na Festa das Nações de Piracicaba. Pessoas de todas as idades circulam, conversam e aproveitam pratos típicos nos estandes ao fundo. O clima é animado e familiar. O espaço está decorado com painéis coloridos e mensagens culturais.
Público pode prestigiar, de quarta a domingo, pratos diversificados de 17 nações e muitas apresentações culturais

RAINHAS – As rainhas da 40ª Festa das Nações, que representam as 17 nações do evento, são: Giulia de Jesus Valeriano Felicio (África do Sul – Casa do Hip Hop de Piracicaba); Beatriz Souza de Brito (Alemanha – Lions Clube de Piracicaba – Independência); Sabrina Guimarães dos Santos (Áustria – Escola de Educação Especial Passo a Passo); Mariele Nascimento de Brito (Brasil – APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba e Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa); Mayara do Nascimento Francisco (Congo – Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia); Gisele Rosolen (Coreia do Sul – CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância); Nicolle Alcarde Amancio (Espanha – APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba); Laura Strop Galego (Estados Unidos – AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte); Manoela Fonseca Pozar (Holanda – Centro de Reabilitação Piracicaba); Maria Eduarda Visnardi (Itália – Casa do Bom Menino); Giovanna Kaori Takara (Japão – FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira); Lívia Sanabio Rego (México – Grupo de Escoteiro São Mário – 144º); Regina Aparecida de Aguiar (Moçambique – LBV – Legião da Boa Vontade); Thais Toledo Piza Silva (Nações Árabes – CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José); Roberta Luiza dos Santos Alves Felipe (Portugal – Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade); Ana Beatriz Mota (Reino Unido – Instituto Formar) e Luana Saipp (Suíça – Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs).

A imagem mostra o grupo de rainhas da Festa das Nações de Piracicaba posando no palco, em frente a um telão iluminado com o logotipo do evento. As participantes usam trajes típicos de diferentes países e faixas com seus títulos. Ao centro, um violinista posa junto ao grupo.
Rainhas da festa se apresentaram todos os cinco dias

SORTEIO – Apesar do fim da festa, a promoção Você de Carro Novo, que vai sortear um Hyundai HB20 0km, segue até o dia 10/08. A aquisição do cupom, ao valor de R$ 10, pode ser feita pelo site oficial da Festa das Nações (https://festadasnacoes.org.br/ – botão RIFA HB20) ou nas sedes das instituições que integram o evento. O prazo para cadastro do cupom físico e compra no site é 10/08 e o sorteio será no dia 13/08, com apuração em 14/08.

A imagem mostra uma colorida paella de frutos do mar, servida em uma panela metálica sobre uma toalha xadrez vibrante. O prato contém arroz temperado, camarões, peixe, pimentões, azeitonas roxas, tomates amarelos e uma fatia de limão. É uma especialidade típica da culinária espanhola. A apresentação é rica e apetitosa.
Paella de frutos do mar, do restaurante da Espanha, foi um dos pratos oferecidos na festa

As entidades que disponibilizam os cupons são: Associação A Turma Do Papai Noel, Casa do Hip Hop, Lions Clube de Piracicaba – Independência, Escola de Educação Especial Passo a Passo, APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba, Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa, Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia, CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância, APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba, AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte, Centro de Reabilitação Piracicaba, Casa do Bom Menino, FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira, Grupo de Escoteiro São Mário – 144º, LBV – Legião da Boa Vontade, CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José, Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade, Instituto Formar e Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs.

A imagem mostra uma orquestra se apresentando em um evento ao ar livre durante a noite. O maestro está conduzindo os músicos, que tocam instrumentos de cordas como violinos e violoncelos. A plateia é grande e parece estar apreciando a apresentação. Ao fundo, há uma estrutura iluminada com luzes decorativas e um grande banner amarelo.
Orquestra Sinfônica Jovens do Interior

PATROCÍNIO – Os patrocinadores desta edição foram: TOOLS Digital Services (Apresenta); Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, ArcelorMittal e Unimed Piracicaba (Prata); e CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Savegnago e Unimil (Bronze). Apoio: Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Seoyon E-hwa, S.H., Oji Papéis e Forte Gás. A legendagem oficial é da Skylar e o apoio visual da Chiaro Filmes. O chope oficial foi Germânia.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.