Portal do Município de Piracicaba

Apoio do Semae: doação para categorias de base do XV agora é via PIX

Emissão da nova Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônico (NFAg) pelo Semae possibilita a doação de qualquer valor ao Alvinegro por QR-Code

Por CCS / Publicado em 08/01/2026
Tempo de leitura: 2 minutos.

A contribuição às categorias de base do E.C. XV de Novembro de Piracicaba, por meio da fatura de água do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba, mudou. A partir de 2026, a nova Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônica (NFAg) emitida pela autarquia traz um QR-Code em seu verso onde o piracicabano pode doar qualquer valor – a qualquer momento – para o Alvinegro por meio do pagamento via PIX.

O homem na foto está em frente a uma grande tela de monitor que exibe um mapa do sistema de abastecimento de água, com vários reservatórios e estações de bombeamento identificados por números e nomes. Ele está vestindo uma camisa polo branca e segura alguns papéis nas mãos, apontando para um deles com o dedo indicador. Os papéis parecem ser contas ou documentos informativos, com um código QR visível em um deles. A tela ao fundo mostra um diagrama complexo, indicando a interconexão e o status de diferentes pontos do sistema de água
Ronald Pereira, presidente do Semae, mostra o verso da nota fiscal onde está o QR-Code para as doações as categorias de base do Xv de Piracicaba

A mudança acontece para atender adequações do Governo Federal, por meio da nova Reforma Tributária, conforme a Emenda Constitucional n° 132/2023 e a Lei Complementar n° 214/2025, que altera a forma de cobrança pela água nos municípios brasileiros e visa modernizar os processos de faturamento no setor de saneamento em todo o país.

De acordo com Ronald Pereira, presidente do Semae, até dezembro passado, na fatura, a doação mínima era de R$ 1 para usuários residenciais e de R$ 10 para usuários de indústria e comércio. “A partir da mudança ocasionada pela Reforma Tributária, agora, os piracicabanos podem fazer sua doação via PIX, em qualquer valor e data, por meio do QR-Code disponibilizado no verso da nota fiscal do Semae”, afirmou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.