Os consultores do Programa de Promoção Comercial de Exportações da Apex, que participam do Apla (Arranjo Produtivo Local da Região de Piracicaba) apresentarão, na próxima segunda-feira (15), às 14 horas, no anfiteatro do Centro Cívico, detalhes sobre o projeto e missões internacionais já programadas, entre elas, a participação de empresas piracicabanas na International Society of Sugar Cane Technologists (ISSCT), que ocorrerá na África do Sul. Durante a palestra, também serão abordados temas como comércio exterior, organização de missões e orientações gerais.
Atualmente, 70 empresas são integrantes do Apla, cuja missão é fomentar a interação de seus integrantes, de forma organizada e estruturada, com o objetivo de criar oportunidades para agregação de valor ao longo da cadeia agroindustrial. Também é proposta do Arranjo atender de forma intensiva e abrangente as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade moderna, especialmente na questão dos combustíveis renováveis.
Um dos objetivos principais do Apla é exatamente a disseminação pelo mundo dos produtos, serviços, tecnologias e competências de seus integrantes. Dentro desta proposta, foi criado um Plano de Promoção Comercial de Exportação no âmbito da Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), órgão ligado ao Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, visando à inserção das empresas do Apla junto à comunidade sucroalcooleira internacional, quer seja através da promoção e participação em missões comerciais ao exterior, quer seja por meio da promoção e participação em eventos no Brasil. Dezesseis empresas já aderiram ao programa e se prontificaram a participar das ações previstas.
Dentre as ações da Apex de fomento à exportação estão financiamento a fundo perdido de atividades para promoção das empresas brasileiras inseridas em seus projetos. No programa de promoção à exportação para as empresas do Apla – aprovado pela Apex – estão previstas atividades de estratégica de marketing, desenvolvimento do Projeto Imagem e Comprador, durante o Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira) – edições de 2007 e 2008; participação na International Society of Sugar Cane Technologists (ISSCT) na África do Sul, neste ano, e realização de missões internacionais a países eleitos como alvo para o desenvolvimento de atividades de prospecção de negócios.
Para o desenvolvimento desses projetos, a Apex disponibilizou R$ 800.000,00. Às empresas participantes caberá somente a contrapartida de custear seus respectivos representantes nas atividades, o que praticamente se resume aos custos de passagem e estadia.
Oportunidade
O prefeito Barjas Negri reforça que a Apex é uma agência federal criada há mais de 10 anos para promover a atividade exportadora das empresas brasileiras. “Numa ocasião inédita, a região de Piracicaba está pronta para se beneficiar dos recursos previstos para a promoção de suas exportações, criando reais oportunidades para as empresas se lançarem ao mundo, de forma conjunta e organizada”, detalha.
Barjas defende o know-how de Piracicaba quanto às tecnologias para o setor sucroalcooleiro e lembra que a cidade está se organizando para divulgar seu potencial. “Foram contratados profissionais com destacada experiência na indústria sucroalcooleira, que ao longo de suas carreiras desenvolveram importantes projetos e oportunidades de negócios para a indústria brasileira de equipamentos e serviços para o setor sucroalcooleiro. Essa completa consultoria está à disponível das empresas interessadas em aderir ao programa”, convida.
SERVIÇO:
Apresentação de ações do Programa de Promoção Comercial de Exportações da Apex – Apla
Dia 15/01/2007
14 horas
Anfiteatro do Centro Cívico
Entrada franca
* As confirmações de presença devem ser feitas pelo telefone 3403.1160 (Secretaria de Indústria e Comércio)