APLA – Consultores detalham programa de promoção comercial de exportações
Os consultores do Programa de Promoção Comercial de Exportações da Apex, que participam do Apla (Arranjo Produtivo Local da Região de Piracicaba) apresentarão, na próxima segunda-feira (15), às 14 horas, no anfiteatro do Centro Cívico, detalhes sobre o projeto e missões internacionais já programadas, entre elas, a participação de empresas piracicabanas na International Society of Sugar Cane Technologists (ISSCT), que ocorrerá na África do Sul. Durante a palestra, também serão abordados temas como comércio exterior, organização de missões e orientações gerais.
Atualmente, 70 empresas são integrantes do Apla, cuja missão é fomentar a interação de seus integrantes, de forma organizada e estruturada, com o objetivo de criar oportunidades para agregação de valor ao longo da cadeia agroindustrial. Também é proposta do Arranjo atender de forma intensiva e abrangente as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade moderna, especialmente na questão dos combustíveis renováveis.
Um dos objetivos principais do Apla é exatamente a disseminação pelo mundo dos produtos, serviços, tecnologias e competências de seus integrantes. Dentro desta proposta, foi criado um Plano de Promoção Comercial de Exportação no âmbito da Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), órgão ligado ao Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, visando à inserção das empresas do Apla junto à comunidade sucroalcooleira internacional, quer seja através da promoção e participação em missões comerciais ao exterior, quer seja por meio da promoção e participação em eventos no Brasil. Dezesseis empresas já aderiram ao programa e se prontificaram a participar das ações previstas.
Dentre as ações da Apex de fomento à exportação estão financiamento a fundo perdido de atividades para promoção das empresas brasileiras inseridas em seus projetos. No programa de promoção à exportação para as empresas do Apla – aprovado pela Apex – estão previstas atividades de estratégica de marketing, desenvolvimento do Projeto Imagem e Comprador, durante o Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira) – edições de 2007 e 2008; participação na International Society of Sugar Cane Technologists (ISSCT) na África do Sul, neste ano, e realização de missões internacionais a países eleitos como alvo para o desenvolvimento de atividades de prospecção de negócios.
Para o desenvolvimento desses projetos, a Apex disponibilizou R$ 800.000,00. Às empresas participantes caberá somente a contrapartida de custear seus respectivos representantes nas atividades, o que praticamente se resume aos custos de passagem e estadia.
Oportunidade
O prefeito Barjas Negri reforça que a Apex é uma agência federal criada há mais de 10 anos para promover a atividade exportadora das empresas brasileiras. “Numa ocasião inédita, a região de Piracicaba está pronta para se beneficiar dos recursos previstos para a promoção de suas exportações, criando reais oportunidades para as empresas se lançarem ao mundo, de forma conjunta e organizada”, detalha.
Barjas defende o know-how de Piracicaba quanto às tecnologias para o setor sucroalcooleiro e lembra que a cidade está se organizando para divulgar seu potencial. “Foram contratados profissionais com destacada experiência na indústria sucroalcooleira, que ao longo de suas carreiras desenvolveram importantes projetos e oportunidades de negócios para a indústria brasileira de equipamentos e serviços para o setor sucroalcooleiro. Essa completa consultoria está à disponível das empresas interessadas em aderir ao programa”, convida.
SERVIÇO:
Apresentação de ações do Programa de Promoção Comercial de Exportações da Apex – Apla
Dia 15/01/2007
14 horas
Anfiteatro do Centro Cívico
Entrada franca
* As confirmações de presença devem ser feitas pelo telefone 3403.1160 (Secretaria de Indústria e Comércio)
