A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), organizou a reunião, que aconteceu na manhã de hoje (5), no anfiteatro do SIMESPI, com o Grupo “Indústrias” do Arranjo Produtivo Local do Álcool da região de Piracicaba – Apla.

Durante o encontro, os participantes aprovaram o estatuto interno do Apla, elegeram cinco empresas que representarão o Conselho Estratégico, conheceram os critérios do diagnóstico a ser feito pelo Sebrae e as linhas de crédito disponíveis pelo BNDES às indústrias do Apla.

De acordo com o secretário da Indústria e Comércio, Luciano Santos Tavares de Almeida, o evento mostrou que os órgãos de fomento estadual e federal estão envolvido em apoiar arranjos produtivos, o que mostra a responsabilidade e importância da formação deste Apla. Ele espera que, a partir deste momento, as empresas comecem a se organizar mais estruturadamente, para ter acesso a estes recursos e à tecnologia, o que possibilitará desenvolver a região como um todo.

Luciano destacou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que fez apresentação das opções de financiamentos que possui, já é parceiro neste programa e tem linha de crédito especial . O próximo passo do Apla, segundo ele, é gerar seus projetos e protocolar junto ao órgão para a obtenção dos recursos ao desenvolvimento de ações importantes no município e região.

O secretário esclareceu que, com a formação do Conselho Estratégico, serão definidos os projetos e próximos passos. Ele afirmou que existe a pretensão de constituir uma entidade jurídica própria ao Apla, para ser um facilitador. Em princípio, existe a Aderp, que congrega os 14 municípios e seria o receptor, ou seja, o parceiro estratégico, para junto com a Prefeitura, receber os recursos e os projetos para os órgãos fomentadores.

Outro parceiro é o Sebrae/SP que executará o diagnóstico das empresas que integram o Apla. De acordo com a gerente de Pesquisas Mercadológicas do órgão, Maria Beatriz Dias, a finalidade do diagnóstico é o de definir qual é o estado da arte deste grupo de empresas, que começa se constituir como um colegiado que busca algo comum e, com isso, contribuir para melhorar a qualidade da condição atual.

Para dar início ao trabalho, Beatriz enfatizou que precisa ter um cadastro consistente das empresas participantes. Segundo ela, o processo tem início com atividade do grupo, em organizar este conjunto de informações, para ter início a elaboração do questionário e a devolutiva para os empresários.