Os empresários dos setores metal-mecânico e sucroalcooleiro de Piracicaba e região se reúnem amanhã (dia 29) para conhecer o projeto de exportação Apex/Apla, que será apresentado por Luciano Almeida (secretário municipal da Indústria e Comércio) e o resultado do Diagnóstico da Indústria desenvolvido pelo Sebrae. O evento será das 14 às 17 horas, no anfiteatro do Centro Cívico (rua Antônio Correa Barbosa, 2.233 – térreo).

No início do mês de agosto, os empresários que integram o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) participaram de uma pesquisa com o objetivo de levantar informações do comportamento, necessidades, características, visão e desempenho das empresas que compõem o arranjo local. O resultado deste levantamento será apresentado por Maria Beatriz Diaz, do Sebrae. “O Apla já existe. Com o resultado será feito o planejamento estratégico”, disse Almeida.

Como incentivo à produção de etanol no País, o presidente da Apex (Agência de Promoção de Exportações), Juan Quirós, deve fechar acordo com o Apla Piracicaba. Para Quirós, a cidade apresenta vantagem se “comparada ao resto do mundo”. A meta é vender para outros países, como Índia e Estados Unidos.

O encontro é aberto a todos os empresários de Piracicaba e região e nhá há necessidade de fazer inscrição antecipadamente. Organização: Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Semic). Informações: (19) 3403-1158.

Apla

O Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) visa, a partir do trabalho conjunto, alternativas da cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro, possibilitando a diminuição dos custos de produção e o aumento da competitividade do álcool na região de Piracicaba, consolidando-se como referência em nível nacional e mundial.

Na região de Piracicaba, o Apla reúne destilarias, indústrias, instituições e centros de pesquisa. A realização é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba.

São parceiros a Acipi, Aderp, Cena, Copervap, Grupo Cosan, CTC, Esalq, Fumep, Piracicaba 2010, Pólo Nacional de Biocombustíveis, Sistema Agroindustrial Integrado, Sebrae-SP, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Senai, Simespi, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Químicos, Sindicato Rural Patronal, Sindicato Rural de Trabalhadores Rurais, Unimep, Usina Bom Retiro, Usina Pederneira, Usina Furlan, Usina Iracema, Usina Pilon e Usina São José.