No dia 28 de agosto, o Poupatempo Municipal, implantado pela atual administração, completou três anos e de agosto de 2006 a 31 de julho de 2009, realizou 258.856 mil atendimentos. A projeção é que de janeiro a novembro deste ano este número atinja 100 mil.

Localizada na Avenida Armando Salles de Oliveira, 2056, esquina com a Rua D. Pedro II, a unidade disponibiliza à população serviços de cinco órgãos diferentes (Finanças, Saúde, Emdhap, Semdes e Semae). Embora a demanda oscile, diariamente, são 400 atendimentos/dia, o que representa uma média de 10 mil contribuintes por mês.

No Poupatempo, os cidadãos tem acesso a diversos serviços públicos da esfera municipal, onde funcionários treinados auxiliam os usuários na execução de serviços como parcelamento de IPTU, retirada de boleto para pagamento de parcela em atraso, taxas como vigilância sanitária, enterros, BIC (Boletim Informativo Cadastral), de todas as taxas arrecadadas pela Prefeitura; parcelamento, ligação, corte, religação de água, boletos de 2ª vias e preenchimento para formulários da 1ª, 2ª vias do RG e pedidos de certidões de casamento, nascimento e óbitos para cartórios de qualquer parte do país.

Para Luis Carlos Micheletti, responsável pela unidade, é importante a receptividade da população. “Estamos efetuando ajustes para ampliar e melhorar os serviços. Instalamos 10 linhas telefônicas para entrar em contato com os pacientes, para o agendamento de consultas médicas e também disponibilizamos cinco funcionários da Saúde para fazer o monitoramento com as pessoas suspeitas da gripe H1N1”.

Micheletti observa que “felizmente os cidadãos estão nos procurando, solucionando dúvidas sem a necessidade de locomoção até o Centro Cívico. Normalmente o início do ano é a época em que os contribuintes mais procuram a unidade para efetuarem parcelamentos dos tributos”. Trabalham na repartição 28 funcionários.

Segundo Micheletti a rapidez, localização central e a agilidade dos serviços são os principais atrativos da unidade. Os usuários comentam sobre a proximidade com o Terminal Central e o atendimento ágil. Essa é justamente a proposta do Poupatempo: facilitar o acesso aos serviços municipais, completa.

De acordo com Micheletti, o Poupatempo cumpriu suas duas premissas básicas, propostas em 2006: “Mudamos a cara do serviço público e aproximamos o município da população”. Lembra que o padrão de atendimento, hoje elogiado e com índices altos de aprovação, se aperfeiçoou com o tempo, graças à compreensão do cidadão e dedicação dos funcionários.

Quem trabalha no Poupatempo passa por treinamento de caráter conceitual dos trabalhos e de integração entre os novos funcionários. “A capacitação é feita no dia a dia de trabalho, onde os funcionários adotam procedimento para facilitar ainda mais a vida do cidadão”, assegura Micheletti.

O secretário de Finanças, pasta da qual o Poupatempo está subordinado, Admir Leite, diz estar contente com a instalação deste centro de excelência em serviços. O Poupatempo é sinônimo de agilidade e eficiência do governo municipal. “A população piracicabana merece esta unidade, que facilita o acesso do cidadão aos mais diferentes serviços públicos”.

Usuários aprovam o serviço

A ótima receptividade do serviço é comprovada nos depoimentos dos usuários, que manifestam satisfação com o atendimento prestado pelo Poupatempo. Vera Cobra, professora, moradora do Eldorado, compareceu a unidade para tirar a segunda via do RG. “Fui muito bem atendida e rapidamente resolvi o meu problema. Considero este serviço essencial para facilitar a vida das pessoas, que podem contar com uma unidade, no centro da cidade, onde circulam diariamente milhares de pessoas”.

Sandra Mastrodi, secretária do lar, residente no Parque Piracicaba (Balbo), também compareceu ao local para tirar segunda via do RG e se mostrou satisfeita com o atendimento, que segundo ela, é humanizado e rápido. “Com certeza é um dos melhores serviços implantados na cidade e só quem necessita vir até esta unidade, sabe a importância que tem para o dia-a-dia das pessoas”.

Para Lourival de Luccas, funcionário público, que mora no Eldorado I, apesar de ser a primeira vez que utiliza o serviço, já deu para se notar que o bom atendimento é uma das principais características do Poupatempo, que tem ótima localização.

O sentimento de alívio foi demonstrado por Juvemar Oliveira Araújo, desempregada, moradora em Tupi, após ser atendida e sair do local com o cartão do SUS para poder ter acesso a remédio de alto custo. “Achei que iria demorar para ser chamada e não tinha certeza que sairia daqui com meu problema resolvido. Mas estou aliviada e muito feliz, pelo atendimento excelente e rapidez do processo”.

Poupatempo em números

-28 de Agosto de 2006 a 31 de Dezembro de 2006 (80 dias úteis)- 8085 atendimentos- média de 102 contribuintes por dia

-02 de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2007 (246 dias úteis)- 45.384 atendimentos- média de 210 contribuintes por dia

-02 de Janeiro de 2008 a 31 de Dezembro de 2008- 80.099 atendimentos- média de 320 contribuintes por dia

-02 de Janeiro de 2009 a 31 de Julho de 2009 (145 dias úteis)- 62.644 atendimentos- média de 432 contribuintes por dia

Estrutura

-03 guichês para Tributos

-02 guichês Saúde

-02 Emdhap

-02 Semdes

-02 Semae

Serviços

Tributos – Parcelamento de IPTU, retirada de boleto para pagamento de parcela em atraso, taxas como vigilância sanitária, enterros, BIC (Boletim Informativo Cadastral), de todas as taxas arrecadadas pela Prefeitura;

Semae – Parcelamento, ligação, corte e religação de água, boletos de 2ª vias;

Semdes – Preenchimento para formulários da 1ª, 2ª vias do RG e pedidos de certidões de casamento, nascimento e óbitos para cartórios de qualquer parte do país.

Emdhap – Cadastramento e inscrição para casa própria, 2ª via do boleto prestação CDHU;

Saúde – Emissão do cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e agenda de consultas com atendimento feito pela equipe do Centrus (Central de Relacionamento do Usuário do Sistema Único de Saúde).

O Poupatempo Municipal em Piracicaba atende de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30, à Avenida Armando de Salles Oliveira, 2.056 (esquina com Dom Pedro II). Informações 3433-1605.