Os 36 mil alunos das escolas municipais de Piracicaba retornaram hoje, terça-feira, dia 31/01, das férias escolares e prontos para o início do ano letivo de 2023. Com abraços e beijos emocionados de despedidas nos pais e responsáveis, logo nas entradas das escolas, os alunos foram recepcionados com muita alegria, diversão e atividades dentro de cada uma das unidades da Rede Municipal de Educação, ansiosos para rever os amigos e começar o novo ano. Esse cenário foi visto em todas as unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede, que trabalharam nesse retorno com diversas atividades, buscando ofertar um aprendizado de qualidade de forma lúdica e oferecer um ambiente acolhedor aos estudantes. O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Educação, Bruno Roza, acompanharam este processo dos alunos da Escola Municipal Francisca Guiomar Aliberti Longo, localizada no bairro Santa Terezinha.

Prefeito, vereadores e secretário estiveram na EM. Francisca Guiomar Aliberti Longo para acompanhar a volta às aulas. “É um dia muito importante para retomarmos esse trabalho para fazermos uma nova história e um novo momento da educação de Piracicaba. Estamos iniciando os processos de ensino integral, todos os equipamentos novos, todas as escolas reformadas e logo com os uniformes. É muito bacana ver como está ficando o ensino na cidade e que, se Deus quiser, será um exemplo para o resto do Brasil”, destacou na oportunidade da visita o prefeito Luciano Almeida. A visita à unidade que atende 245 crianças de berçário I ao jardim II, além do prefeito e do secretário também foi acompanhada pelos vereadores Anilton Rissato e Thiago Ribeiro. Os profissionais da Rede já estão nas unidades desde a última quarta-feira, 25/01, realizando reuniões de planejamento junto das equipes, limpeza e organização dos espaços das escolas, bem como reuniões de pais e momentos de formação pedagógica.

As crianças foram recepcionadas com dezenas de atividades desenvolvidas pelas equipes das escolas municipais. A diretora da unidade, Jaqueline Santos, relata que o intuito foi criar um ambiente acolhedor com atividades atrativas aos alunos. “Nós estamos recebendo os alunos com muita alegria, um novo ano pra nós com muitas expectativas. Realizamos um acolhimento muito importante dos pais e de toda a equipe de funcionários que fazem a história da nossa escola. Com muito planejamento e atividades planejadas, teremos um ano de muito trabalho pela educação das nossas crianças”, pontua. “É muito importante fazermos o acolhimento das crianças e dos pais. É uma parceria mais que prazerosa, visando sempre o bem-estar das crianças, facilitando a adaptação nesse novo ano letivo”, disse a professora de jardim multisseriada, Ludmila dos Santos.

Unidades garantiram ambientes acolhedores com a realização de diversas atividades. “Agradeço o empenho de todas as equipes em transformar esse primeiro dia letivo em um momento acolhedor para os nossos alunos. Eles são os atores da nossa educação e é para eles que estamos aqui. Com o compromisso e empenho de todos, tenho certeza, que esse novo período será de positivas conquistas para todos”, destaca o secretário de Educação, Bruno Roza. EDUCAÇÃO ESPECIAL – A Secretaria Municipal der Educação informa que autorizou, por meio do Setor de Planejamento, a convocação de professores para todas as unidades escolares, a fim de garantir o chamamento desses profissionais e o pleno atendimento aos alunos da Educação Especial. Todas as unidades já foram orientadas e contam com o apoio do departamento de Educação Básica da SME. A SME também informa que o processo de aquisição dos materiais, apostilas referentes ao sistema de ensino segue a sua normalidade, e, neste mês de fevereiro, a SME trabalhará, de forma planejada, com materiais para reestabelecer os vínculos com os alunos e promover a avaliação diagnóstica da Rede. O sistema de ensino será responsável por unificar e padronizar os conteúdos programáticos a serem trabalhados dentro das salas de aula. Ainda sobre a adoção de um novo sistema de ensino na Rede Municipal de Educação, a SME pontua que todos os gestores e coordenadores já foram orientados sobre a implementação do mesmo, bem como de suas fases preparatórias.