Portal do Município de Piracicaba

Animais peçonhentos são tema de capacitação para profissionais da Saúde e Educação

Por Comunicação Social / Publicado em 13/09/2016
Tempo de leitura: 3 minutos.

Com o tema Animais Peçonhentos: Biologia e Prevenção, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fará amanhã, 19/08, das 8h30 às 12h, no Auditório do Museu da Água, capacitação para os profissionais das áreas de Saúde e Educação. O objetivo é orientar sobre os animais peçonhentos mais comuns na Zona Rural e os procedimentos a serem adotados quando ocorrer algum tipo de acidente.

Para o treinamento foram convidados enfermeiras responsáveis e agentes comunitários de saúde das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), diretoras e coordenadoras das escolas municipais e estaduais, além de agentes de saúde escolar, da Zona Rural de Piracicaba.

A capacitação será desenvolvida pela bióloga Regina Lex Engel, pelo orientador pedagógico Márcio Ermida, ambos da equipe do CCZ, e pela enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Fernanda Menini, e a médica Béssel Basso Mattos Rebbeis.

De acordo com Márcio Ermida, durante a capacitação serão abordados como características dos animais peçonhentos e prevenção e medidas que a rede dispõe para o tratamento dos pacientes quando ocorre um acidente. “A ideia é que os profissionais de saúde sejam multiplicadores com a população durante a rotina na unidade. Já os diretores e coordenadores das escolas, e os agentes de saúde escolar poderão utilizar as informações recebidas para repassar ao público-alvo com o qual trabalham”, ressalta o orientador pedagógico.

Segundo a bióloga do CCZ Regina Lex Engel os acidentes mais comuns são picadas de escorpiões, aranhas e serpentes. “Normalmente, as serpentes não são peçonhentas, mas, mesmo assim, quem sofre um acidente se assusta e é preciso saber os procedimentos para cada caso”, explica a bióloga.

Programação

8h – Abertura: Eliane de Carvalho Silva, medica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

9h – Palestra Escorpiões: Biologia e Prevenção, com Márcio José Sérgio Ermida – orientador pedagógico do CCZ, e Regina Lex Engel, bióloga do CCZ

10h20 – Intervalo

10h40 – Acidentes por Animais Peçonhentos na Região de Piracicaba, com a médica Béssel Basso Mattos Rebeis e a enfermeira Fernanda Menini, da Vigilância Epidemiológica

12h – Encerramento


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.