Animais adotados no Canil Municipal são entregues vacinados, vermifugados e chipados
Vacinados, castrados, vermifugados e chipados. É assim que os cães e gatos do Canil Municipal, órgão mantido pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Piracicaba, são entregues a quem decide adotá-los. Hoje, aproximadamente 30 animais estão disponíveis no local à espera de um lar. Os animais são recolhidos pelos profissionais do CCZ em diversos bairros da cidade. Enquanto permanecem em quarentena, são acompanhados por médicos veterinários, passam por exames, recebem medicação, são cadastrados, vermifugados, vacinados e chipados. Somente após este processo e totalmente saudáveis, são disponibilizados para a adoção, de acordo com o veterinário responsável, Paulo Lara. “A pessoa interessada levará para casa o animalzinho totalmente saudável. Além disso, ela receberá todas as orientações necessárias sobre a forma correta de tratar o bichinho”, informa o veterinário.
Com todos esses serviços oferecidos, quem decide adotar um animal que foi abandonado, além de ganhar um amigo fiel e carinhoso, também irá economizar quase R$ 1.000, de acordo com Lara. Entre os animais disponíveis hoje no Canil estão as cadelas Oniqua, Fofa e Michele e os cães Risoto, Juca, Gildo, Coringa e Topogigo. O cão Zoinho, que é especial, também está disponível. Ele foi atropelado, recolhido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Canil. Com problema nos olhos, ele precisa da aplicação de colírio nos olhos diariamente. “A idade média dos animais disponíveis para adoção hoje é de cinco anos”, afirma Lara.
RESPONSABILIDADE – Apesar de ser um gesto de amor e solidariedade, adotar também requer responsabilidade. Dessa forma, para isso é preciso preencher um cadastro e um questionário. Neles, são registradas informações como o motivo que levou à adoção e se todos da residência estão de acordo. Também é necessário apresentar comprovante de residência, documentos pessoais e ser maior de 18 anos. “Devemos lembrar que a adoção não é única, mas que todos os moradores da casa devem estar de acordo, pois será um novo morador que precisará de atenção e carinho de todos”, reforça Lara. A pessoa também assina um termo de compromisso e é responsável pelo animal. Todas essas informações são gravadas em um microchip, que é inserido sob a pele do bichinho. Assim, se ele fugir ou for abandonado e voltar ao CCZ, os tutores serão encontrados por meio dessas informações.
No site do CCZ – zoonoses.piracicaba.sp.gov.br – há fotos de todos os animais disponíveis para adoção. Lá é possível fazer uma pré-escolha, depois, é só seguir para o Canil com os documentos exigidos. O Canil Municipal fica em prédio anexo ao Centro de Controle de Zoonoses, na rua dos Mandis, s/nº, Jardim Jupiá. O atendimento ao público acontece às segundas-feiras, das 9h às 15h e de terça a sábado, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2721 ou no site zoonoses.piracicaba.sp.gov.br.
Coringa

Gildo

Juca

Zoinho

Oniqua

Rizoto

Topo Gigio

