Na animação infantil Red: Crescer É uma Fera, em cartaz às 10h deste sábado, 21/01, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, quando uma adolescente fica muito nervosa, ela se transforma em um grande panda vermelho. Esta é apenas umas das alegorias da elogiada produção de 2022 da Disney para falar sobre emoções e amizade.

O longa aborda a jornada de amadurecimento de Mei Lee, de 13 anos

A exibição, que faz parte da mostra De Férias com Pontos MIS, é gratuita e integra o Projeto Cineteca, uma parceria entre a Biblioteca e o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), mantidos pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com apoio do MIS-SP e o projeto Pontos MIS.

O longa aborda a jornada de amadurecimento de Mei Lee, de 13 anos, suas inseguranças dessa fase em que a personagem principal está dividida entre a filha que sempre foi e sua nova personalidade, intensificada por todos os sentimentos conflitantes que a adolescência provoca.

Além do caos gerado por todas as mudanças em seus interesses, relacionamentos e corpo, sempre que a garota fica muito agitada ou estressada, ela vira um panda vermelho gigante, – o que com certeza, só gera mais problemas para a jovem – sendo uma metáfora para todas as vezes que, constrangidos pelos novos desafios que se apresentam em nossas vidas, as inseguranças só se agigantam.

O filme se passa em Toronto, no Canadá, durante o ano de 2002. Para deixar a ambientação mais autêntica, a equipe de criação caprichou em particularidades específicas da época e do local. Ou seja, detalhes como os móveis de rua, as placas de sinalização escritas em inglês com expressões típicas canadenses, e até mesmo o leite vendido em sacos, tudo foi retratado da forma mais fiel possível.

SERVIÇO – De Férias com Pontos MIS. Exibição da animação Red: Crescer é uma Fera. Sábado, 21/01, às 10h, no Anfiteatro Alceu Maynard Araújo, da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Classificação: Livre. Entrada gratuita. Informações (19) 3433-3674. As próximas exibições serão divulgadas nas redes sociais: @bibliotecadepiracicaba.