Com objetivo de ampliar as ações de saúde bucal entre os estudantes da rede pública no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE), a Secretaria de Saúde realizou o projeto-piloto em saúde bucal, no último dia 03/12, por meio da equipe de saúde bucal da Unidade de Saúde da Família (USF) Anhumas, em parceria com a Escola Municipal Maximiano Fermino Gil, realizando tratamento odontológico em crianças na faixa etária de 6 a 8 anos. A ação chamada de Mais Saúde Bucal na Escola acontece por meio de incentivo do Ministério da Saúde, por meio da Portaria SAPS nº 40/2024, e contou com o apoio da Coordenação de Saúde Bucal do município.
O trabalho foi conduzido pela cirurgiã-dentista Alana Carvalho de Oliveira, que deu início à ação por meio de um levantamento epidemiológico. “Essa avaliação permitiu identificar a condição de saúde bucal das crianças, classificando-as conforme os riscos apresentados. As crianças com maior necessidade de tratamento foram triadas para intervenções específicas”, explicou a especialista.
Com apoio das cirurgiãs-dentistas Fernanda Rovai Bado e Cátia Ortiz Scarpari, coordenadora e apoiadora de Saúde Bucal de Piracicaba, respectivamente, os estudantes da escola municipal receberam tratamento odontológico por meio da Técnica de Restauração Atraumática (ART), procedimento reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento eficaz, que não exige o uso de anestesia nem de equipamentos odontológicos rotatórios, sendo ideal para o ambiente escolar e tratamentos minimamente invasivos. “Nos casos em que uma intervenção mais complexa se faz necessária, os pais ou responsáveis são orientados a levar as crianças à unidade de saúde para a conclusão do tratamento. Contudo, a possibilidade de realizar a maioria dos tratamentos diretamente na escola reduz significativamente a necessidade de visitas ao consultório odontológico”, enfatizou Fernanda.
“A ação teve como foco não apenas tratar problemas bucais existentes, mas também conscientizar sobre a importância da saúde bucal para o bem-estar geral das crianças. Essa abordagem educativa e preventiva visa reduzir complicações futuras e fortalecer hábitos saudáveis de higiene oral”, completou Cátia.
A iniciativa é resultado do trabalho colaborativo entre as Secretarias de Saúde e Educação, por meio das USF Anhumas, Escola Municipal e Coordenação de Saúde Bucal, refletindo o compromisso das equipes com a saúde da comunidade escolar, além de evidenciar a eficácia do PSE em promover a integração entre saúde e educação para o benefício da população. Também apoiaram a ação Amanda Gonçalves, coordenadora, e Raquel Peixoto de Carvalho, diretora da escola municipal.
“A continuidade e ampliação desta ação nas demais escolas da rede pública municipal é o objetivo da Coordenação de Saúde Bucal e fundamental para melhorar a qualidade de vida e garantir uma infância mais saudável para as crianças do município”, concluiu Cátia.