As obras do Anel Viário estão dentro do cronograma e o prazo de entrega, previsto para abril de 2013, deve ser cumprido. A garantia foi dada ontem por representantes da Rodovias do Tietê, que participaram de reunião na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) para discutir o valor da área de 7.000 metros quadrados pertencente à instituição que será desapropriada. Representantes da concessionária se comprometeram a reavaliar o valor oferecido pelas terras e uma nova reunião será agendada nos próximos 15 dias. O encontro contou com a presença do prefeito Barjas Negri e do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB)
O gestor de planejamento e contrato da Rodovias do Tietê, Fábio Souza, disse que a negociação não interfere no prazo da obra, que depende de licenças ambientais. “Nós estamos aguardando a licença prévia da CETESB e a licença de instalação”, declara.
O gestor jurídico da Rodovias Tietê, Carlos Fernandes, reforçou que ambas as partes estão empenhadas em chegar a um bom termo e que as licenças ambientais são fundamentais para o início efetivo da obra.
O coordenador do campus Luiz de Queiroz, Wilson Mattos, ressalta que a negociação entre a Esalq e a concessionária nunca inferferiu no prazo da obra. “É importante lembrar que o governador Alckmin fez um decreto declarando de utilidade pública o traçado do anel viário. Então, ninguém pode contestar ou impedir o avanço do anel viário. Temos dois fatos paralelos: a obra em si vai continuar sem nenhum problema com a Esalq ou com qualquer proprietário de área por onde vai passar o anel. O que está em discussão é o valor indenizatório”, declarou, lembrando: “a empresa se comprometeu a fazer uma nova avaliação para que possamos conversar e chegar a um acordo.”
O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB) ressalta que em nenhum momento a Esalq colocou um óbice para o prosseguimento das obras. “Na realidade, o caminho crítico não está na Esalq, está na Secretaria de Meio Ambiente, especialmente na CETESB, que tem que dar a licença prévia para o início dessa obra”, afirma. Ele informa que fez questão de participar da reunião em função da ligação que tem com o município e com a Esalq. “Nós estamos acompanhando praticamente todas as obras que dizem respeito ao município e esse anel viário é uma das obras que nos empenhamos. Foi uma preocupação desde o início junto ao prefeito Barjas Negri e agora junto à Esalq onde eu tenho uma relação de estima, consideração, amizade e de confiança, porque praticamente toda minha vida profissional foi feita aqui.”
O prefeito Barjas Negri reforçou que os prazos estão sendo cumpridos: “a empresa está aguardando o licenciamento ambiental, mas o pessoal está fazendo os projetos de detalhamento para que em abril de 2013, conforme o cronograma, o anel viário de Piracicaba esteja concluído.”
O Contorno de Piracicaba configura uma importante ligação entre a SP-308 (Rodovia do Açúcar) e a SP-127 (Rodovia Deputado Laércio Cortes), que será realizada com verba vinda da receita dos pedágios. Ao todo serão nove quilômetros de pistas duplas que facilitarão o escoamento da produção industrial da região e impulsionarão seu desenvolvimento. O Contorno atenderá aproximadamente 12 mil veículos por dia, o que resultará em maior fluidez no trânsito urbano de Piracicaba ao reduzir o fluxo de veículos que hoje fazem essa interligação por meio de vias municipais.