O espetáculo teatral Seja como Flor – Por que Deixamos o Mundo nas Mãos dos Maus?, do grupo Andaime Teatro, estreia no espaço Garapa – Território Andaime no sábado, 17/12, às 20h. A entrada é gratuita. A produção é de Jennifer Garcia e Wellington Camargo, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).

A peça nasce de uma pesquisa baseada numa série de poemas e canções de Luiz Carlos Laranjeiras. A encenação é resultado das improvisações realizadas durante processo de montagem estimulado pelo contato dos atores e atrizes com o material poético. Danças de roda, cirandas e músicas populares – ao vivo – enredam cenas de uma tragicomédia que expõe as relações humanas e suas desigualdades, injustiças e opressões, em contraponto às de relações de resistência, lirismo e amor.

Nesse contexto, o grupo Andaime internaliza as inflexões ora propostas e dessa perspectiva busca trazer as reflexões desse processo. Sem pretensão de haver descoberto o elixir magma da existência humana, o enredo dessa encenação leva ao público à reflexão, na busca de encontrar em si as respostas para as discussões internas e externas. A ideia para esta nova empreitada surgiu no começo 2022, em um momento em que o coletivo buscava pelo reencontro: entre os seus integrantes, com o seu espaço, com a sala de ensaio e público.

Para direção deste trabalho está Luiz Carlos Laranjeiras, que pela segunda vez fica responsável por conduzir o grupo neste caminho de criação artística. Seu primeiro trabalho realizado com o Andaime foi o espetáculo – As Patacoadas de Cornélio Pires, que teve sua estreia em 2012 e mantém-se em circulação até os dias atuais. Laranjeiras é ator, diretor teatral e musical, autor-dramaturgo, compositor, cenógrafo, doutor em artes cênicas pela ECA/USP, mestre em filosofia.

A peça é baseada numa série de poemas e canções de Luiz Carlos Laranjeiras

No elenco de Seja como Flor estão Bruno Agulhari, Diego Mendes, Felipe Vecchini, Jennifer Garcia, Luiza Vaz, Tiago de Luca e Wellington Camargo. A direção geral, direção musical e poemas são de Luiz Carlos Laranjeiras; as composições musicais são de Laranjeiras, Bruno Agulhari e Felipe Vecchini; as músicas, temas e sonoplastia são executadas ao vivo por Felipe Vecchini, com a participação do elenco na cantoria, percussão, gaita e trompete. O texto é de Bruno Agulhari; cenários e figurinos do Grupo Andaime, com adereços de Luiz Carlos Laranjeiras; iluminação de Tiago de Luca e Danilo Donná; operação de Luz de Danilo Donná; fotógrafo Leonardo Zimmerman. A produção é de Jennifer Garcia e Wellington Camargo.

Espetáculo Seja como flor – Por que deixamos o mundo nas mãos dos maus acontece Garapa

O espetáculo tem ainda os apoios da Associação Cultural Arte e do Clube 13 de Maio. Agradecimentos a Solange Barreto, Antônio Chapéu, Neto Barbosa, Maria Trevisan, Rafaela Corrêa, Bianca Oliveira e Leonardo Zimmerman.

SERVIÇO – Seja como Flor – Por que Deixamos o Mundo nas Mãos dos Maus? Sábado, 17/12, às 20h, no Garapa – Território Andaime, localizado na rua Dom Pedro II, 1.313, Bairro Alto. Duração: 70 minutos. Classificação indicativa de 14 anos. Gratuito.