A partir da vistoria será determinado qual o ponto de início das intervenções, que consiste no deslocamento, tombamento e desmonte de rochas A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), iniciou hoje, 20/03, os primeiros serviços na pedreira do Bongue. Representantes da empresa contratada, a Nova SLP, e técnicos da secretaria e da Defesa Civil realizaram análise do terreno no topo da pedreira, para determinação e organização do cronograma dos trabalhos, e também dialogaram com moradores da região, para explicar sobre as intervenções.

De acordo com o engenheiro da Semozel, Victor Regitano, a partir da vistoria será determinado qual o ponto de início das intervenções, que consiste no deslocamento, tombamento e desmonte de rochas, com uso de bate choco. Os serviços foram iniciados hoje, 20-03, com o reconhecimento do solo para compreender a situação no topo da pedreira

“Nessa vistoria, revisamos todos os serviços que devem ser feitos, considerando o laudo técnico emitido. Agora vamos definir qual frente será tomada primeiro. Esses serviços serão iniciados, efetivamente, amanhã. Faremos uma limpeza no topo da pedreira, para garantir a segurança dos trabalhos, e também retirar os pedaços maiores de rocha com o auxílio de maquinário, apenas nos pontos onde for possível a utilização das máquinas. As demais intervenções serão todas manuais”, explica Regitano.

“Fizemos um reconhecimento do solo para compreender a situação no topo da pedreira e, assim, definir a melhor forma para podermos iniciar os serviços de deslocamento das rochas. Além disso, também conversamos com os moradores do entorno, para explicar como serão os trabalhos”, completou o engenheiro operacional da Nova SLP, Rogério Elias da Silva.

É importante lembrar que pedestres e ciclistas não devem circular na avenida durante a derrubada das rochas, a fim de evitar acidentes. Técnicos da Semozel, da Defesa Civil e da empresa realizaram análise do terreno no topo da pedreira e também dialogaram com moradores da região, para explicar sobre as intervenções

Após a conclusão dos serviços, será feita uma nova análise da pedreira para, assim, liberar o trânsito com segurança na avenida Jaime Pereira, que está interditada totalmente, de forma preventiva (leia abaixo o esquema de rotas alternativas para o trânsito).

INFORMATIVO – No sábado, 18/03, a Defesa Civil entregou material informativo aos moradores do entorno da pedreira do Bongue, com o objetivo de explicar sobre as intervenções que serão executadas no talude, bem como sobre as medidas de segurança tomadas pelos profissionais que executarão os serviços. Nenhum morador que reside no entorno da pedreira precisará sair durante o procedimento, podendo, assim, continuar em suas casas, com suas rotinas. As intervenções não alterarão o acesso às residências. Entretanto, será necessário a compreensão dos moradores para liberar o acesso dos profissionais em alguns pontos de suas residências.

ROTAS ALTERNATIVAS– A avenida Jaime Pereira seguirá interditada até que as obras sejam concluídas. Para os motoristas que utilizam este trajeto, a Semuttran orienta as seguintes rotas alternativas: Opção 1 (desvio dos condutores dos bairros adjacentes) Sentido bairro-centro: rua dos Dourados, rua das Piracanjubas, rua dos Lambaris, rua dos Mandis, rua Angelino Stella (Jupiá), avenida dos Marins, avenida Jaime Pereira Sentido centro-bairro: avenida dos Marins, rua Angelino Stella, rua dos Mandis, rua dos Dourados (Jupiá), avenida Jaime Pereira Opção 2 (desvio dos condutores da região Norte) Sentido bairro-centro: seguir pela SP-304 ou avenida Cristóvão Colombo até a avenida 1° de Agosto. Sentido centro-bairro: avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Presidente Kennedy, rua Dom João Bosco, avenida Dona Lídia, avenida Rui Barbosa, avenida 1° de Agosto, SP-304.