A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil, que teve início no sábado (14), termina nesta sexta-feira, dia 20. Crianças de 0 a 5 anos devem ser levadas a uma unidade de saúde para tomar a gotinha que imuniza contra a paralisia infantil.

Balanço divulgado no início da semana pela Vigilância Epidemiológica Municipal, mostra que Piracicaba imunizou 19.660 crianças. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar 23.700 crianças nesta faixa etária, 95% do total estimado no município.

A vacina é aplicada em unidades de saúde (UBSs e PSFs), das 8h às 17h até a próxima sexta-feira, dia 20. De acordo com Jaqueline De Carli Arnosti, responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica Municipal, todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a vacina.

“As crianças que tomaram a gotinha na primeira fase da campanha devem tomar novamente e as crianças que ainda não tomaram, precisam ser imunizadas. A prevenção é muito importante”, explicou Jaqueline.

O secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, orienta para que pais e responsáveis se conscientizem da importância da vacina. “O vírus está erradicado no país, mas é importante que estejamos sempre em alerta”, disse Cárdenas.