A Unidade de Saúde da Família São José foi alvo de vandalismo na madrugada desta sexta-feira, 10/11. Bandidos entraram na unidade e furtaram a fiação elétrica, o que deixou a unidade sem energia e com o atendimento temporariamente prejudicado, já que os serviços de internet e telefonia também foram afetados. É a sexta vez no ano que a unidade é alvo de furto de fiação.
De acordo com a coordenação da unidade, são mantidos os procedimentos de enfermagem – como curativos, aferição de pressão arterial e aplicação de medicamentos, entre outros –, consultas, e os usuários com consulta marcada para amanhã (11/11), em mutirão – estão sendo encaminhados para as unidades mais próximas para confirmação da mesma no sistema.
O atendimento segue suspenso na sala de vacinação – por precaução e impossibilidade neste momento de manter a temperatura adequada, as vacinas foram recolhidas e enviadas para análise na Vigilância Epidemiológica Estadual – e também nos demais serviços que dependem da energia elétrica, telefone e internet.
O Departamento de Manutenção e Obras da SMS já faz os reparos necessários no local e a previsão é de retomada da normalidade do atendimento da USF São José já na próxima terça-feira, 14/11. A Guarda Civil vai intensificar o patrulhamento ostensivo na região, principalmente no período noturno, para coibir essa e outras modalidades de crime.