Alunos se encantam com mais um ‘showcerto’ do projeto ABC do Do Ré Mi
Evento beneficiou aproximadamente 750 estudantes da Rede Municipal

Cerca de 750 crianças de 10 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal assistiram, na manhã de sexta-feira, 29/09, a mais uma apresentação didática, os “showcertos”, do projeto ABC do Do Ré Mi, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central.
O projeto, de iniciativa do maestro, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), Jamil Maluf, é desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). As apresentações, que tiveram início em maio deste ano, seguem até novembro sempre com duas sessões mensais, exceto nas férias escolares, totalizando 4.890 crianças.
O roteiro foi elaborado pelas coordenações de educação infantil e de ensino fundamental da Secretaria de Educação. “É um investimento na formação. As apresentações são lúdicas, divertem e ensinam ao mesmo tempo. Para muitas crianças é a primeira ida a uma casa de espetáculos e o primeiro contato com a música clássica. É uma experiência de vida que nunca se esquecerão”, diz a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa.
Na opinião do maestro Jamil Maluf, o projeto é uma das formas de a Orquestra contribuir com a formação de plateia especializada em cultura. “A música permite interpretar o mundo de várias maneiras. Desperta a emoção, faz refletir, aguça a curiosidade e traz novas ideias. Assim, a Sinfônica de Piracicaba contribui com a formação cultural, assegurar a difusão e a valorização cultural. É um investimento no futuro, mas é também no presente”, explica.
O roteiro do ABC do Dó Ré Mi começa com 18 músicos, numa típica apresentação sinfônica, até que um espectador inconveniente e cheio de dúvidas interrompe a performance para fazer seus questionamentos. Ele tenta convencer o maestro, de todas as formas, de que possui aptidão para reger o grupo. As intervenções cômicas estão aos cuidados do ator Romualdo Sarcedo e a interpretação de maestro fica com o violinista Luís Fernando Dutra.
Apropriando-se da linguagem do humor, o ABC do Dó Ré Mi costura música e teatro para apresentar as diversas famílias dos instrumentos e a formação de uma orquestra. Instrumentos de brinquedo são incorporados à cena. Canções conhecidas do público infantil também são apresentadas, como os temas musicais do game Mario Bros e da animação Frozen – Uma Aventura Congelante, além de músicas conhecidas do universo infantil, como Marcha Soldado.

O PÚBLICO – Os alunos do 5º ano A da E.M. Professor Thales Castanho de Andrade assistiram a apresentação pelo segundo ano, mas a ansiedade tomou conta da turma mesmo assim. Os colegas de sala Willian Henrique e Lara Eduarda, 10 anos, acham o projeto interessante, diferente e muito legal. “Fiquei encantado da primeira vez que eu vim, no ano passado, e esse ano estou curioso também”, disse Willian.
Já as colegas Maria Eduarda Franzol e Scarlat Isabele, 10 anos, da E.M. Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira, pisaram no teatro pela primeira vez, e a apresentação da OSP também foi inédita. “Estou emocionada. O único contato que tive com os músicos da Orquestra foi durante o Música nas Escolas. O projeto é demais”, afirmou.

Maria Eduarda Franzol e Scarlat Isabele, 10 anos, da E.M. Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira

Os Alunos do 5º ano A da E.M. Professor Thales Castanho de Andrade

